Mais Fácil

A Secretaria da Fazenda trabalha para facilitar a vida do contribuinte.

A SEFAZ vem realizando grandes mudanças em nosso Estado. Assim, sua vida e da sua empresa ficam mais simples. Por meio de produtos e serviços como a NF-e, DUA Eletrônico, SPED, Agência Virtual, CT-e, PAF-ECF, GT-FAZ, Cadastro Simplificado, Novo SIAFEM, SIGA e NAC, a Sefaz se moderniza e torna seus processos mais ágeis e práticos.

DUA-Eletrônico
O Documento de Arrecadação Eletrônico (DUA-eletrônico) é o meio oficial único para pagamento de qualquer imposto ou taxa no Espírito Santo. O acesso ao documento é feito por meio do site www.sefaz.es.gov.br.
http://e-dua.sefaz.es.gov.br/

SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) formaliza os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil das empresas. Esses arquivos digitais substituem o grande volume de livros e registros fiscais feitos em papel atualmente. Além de proporcionar maior segurança, o SPED reduz custos com armazenamento de documentos, minimiza encargos com o cumprimento das obrigações acessórias e proporciona maior segurança dos registros fiscais. O SPED é composto de três sub-projetos: Nota Fiscal Eletrônica (NFe), SPED Contábil e SPED Fiscal.
http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/efd/

NFe
A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento no formato digital que substitui a Nota Fiscal em papel e serve para documentar operações (mercadorias e prestação de serviços). Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador. A NFe substituirá em médio prazo todos os documentos fiscais existentes atualmente em papel.
http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/nfe/

SINTEGRA
O Sistema Integrado sobre Informações sobre o ICMS (SINTEGRA) busca simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços interestaduais. Tem a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas Administrações Tributárias estaduais.
http://www.sintegra.gov.br/

Agência Virtual
É uma página da SEFAZ na internet por onde o contribuinte ou contabilista pode fazer consultas, emitir documentos para pagamento e acessar serviços como solicitação de CND, AIDF, consulta a dados cadastrais, consulta a recolhimentos e parcelamento de débitos. A Agência Virtual visa à substituição gradual dos serviços prestados presencialmente nas Agências da Receita por serviços on-line. agenciavirtual@sefaz.es.gov.br Além desses serviços, muitos outros podem ser acessados por meio do site da Secretaria de Estado da Fazenda na internet, no seguinte endereço:
http://www.sefaz.es.gov.br/

CT-e
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um sistema que armazena digitalmente informações sobre a movimentação das mercadorias, desde a retirada até a entrega. A adoção do CT-e é facultativa e restrita ao transporte rodoviário. A Sefaz pretende estender sua aplicação aos transportes aquaviário, ferroviário, aéreo e dutoviário. Com a adoção do novo sistema, não é mais necessário que as empresas busquem nas agências da Receita Estadual a permissão para impressão dos blocos. Para aderir ao CT-e, as empresas devem ter certificação digital e estar credenciadas junto à Sefaz. Esse tipo de documentação é válido em todo o território brasileiro.

PAF-ECF
O novo software de automação comercial usado na emissão de cupom fiscal funciona como uma espécie de gestor dos negócios, controlando estoque, venda e lucro das empresas. As atuais máquinas necessitam apenas de atualização no programa, considerando que o sistema pode ser adaptado a qualquer impressora, inclusive as matriciais. Para atualização do software, o comerciante pode solicitar o serviço a uma das 97 empresas credenciadas pela Sefaz.

GT-FAZ
O GT-FAZ (Grupo de Trabalho da Fazenda) é um canal de comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda com a sociedade civil organizada, por meio de reuniões periódicas entre representantes da Sefaz e de estabelecimentos contribuintes do ICMS. O objetivo é discutir projetos e políticas fiscais e tributárias estaduais. É presidido pela Fecomércio.

Novo SIAFEM
É o desenvolvimento de um novo sistema para administração e controle das finanças públicas estaduais, integrando setores de planejamento, contabilidade e finanças. O novo sistema possibilitará controle maior das contas públicas e disponibilização de dados sobre os gastos públicos aos contribuintes do Espírito Santo.

Cadastro Simplificado
É a integração dos cadastros de contribuintes de impostos da União, dos Estados e dos Municípios em uma só base. O cadastro unificado possibilitará maior agilidade nos processos de inscrição e alteração de dados das pessoas físicas e jurídicas, pois eliminará a necessidade de processos específicos em cada área federal, estadual e municipal.

SIGA
O Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) é um novo sistema implantado pelo Governo do Estado para o controle dos processos de aquisição de bens e contratação de prestação de serviços por parte de todos os órgãos estaduais. O sistema acompanhará o processo desde o início até a efetiva realização da operação, em suas diversas fases: abertura do processo para solicitação de compra ou contratação, licitação (para valores acima de R$ 8 mil), assinatura de contrato, empenho, liquidação e pagamento.

NAC
Os Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (NAC) são órgãos localizados nos municípios, amparados legalmente por Convênio entre a Secretaria de Estado da Fazenda e as prefeituras. Exercem atuação específica de orientação e atendimento especializado aos produtores rurais, prestando assistência técnica tributária e fiscal.

Tópicos:
mais facil
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard