Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada aos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo.
Na Secretaria da Fazenda (Sefaz), o cidadão(ã) pode encontrar informações de seu interesse, por meio dos canais apresentados a seguir:
- Portal Fale Conosco da Receita Estadual
Para informações gerais sobre os serviços da Sefaz e a legislação tributária estadual, acesse o portal Fale Conosco https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco
Caso não encontre orientações sobre o assunto de seu interesse no canal acima, basta clicar no link https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/formulario para acessar o formulário e enviar sua dúvida.
- Conecta Cidadão
No Conecta Cidadão o cidadão(ã) encontra a relação de todos os serviços oferecidos pela Sefaz e orientações de como proceder para ter acessá-los, por meio do link https://conectacidadao.es.gov.br/Servicos?oi=9145ec80-a7b9-43c8-a230-cc0d3b7257fe&od=SEFAZ
- Fale com a gente - Nota Premiada Capixaba
Para informações e esclarecimentos aos participantes e demais interessados sobre o Programa Nota Premiada Capixaba, acesse o link https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/categoria/Assunto/941/Cidad%C3%A3o/21. Caso não encontre orientações sobre o assunto de seu interesse no canal acima, basta clicar no link
https://www.notapremiadacapixaba.es.gov.br/central-de-ajuda/fale-com-a-gente para acessar o formulário e enviar sua dúvida, ou envie um e-mail para npc@sefaz.es.gov.br
- Fale Conosco do Tesouro Estadual:
Para orientação orçamentária, contábil e financeira aplicada ao setor público aos órgãos e entidades integrantes da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública, acesse o link https://css.sefaz.es.gov.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=111
Ouvidoria Geral
Caso o cidadão(ã) não encontre as informações de seu interesse nos canais acima disponibilizados, é possível fazer o pedido de informação, bem como denúncias, reclamação e elogios pela Ouvidoria Geral, conforme canais destacados a seguir:
- Site: ouvidoria.es.gov.br
- E-mail: ouvidoria@es.gov.br
- Fale Conosco: 0800 022 11 17
Atendimento Presencial ao contribuinte
A Sefaz possui atendimento presencial aos contribuintes por meio das Agências da Receita Estadual, conforme relação a seguir:
- Atendimento presencial ao Contribuinte: 12h às 16h
- Lista de contatos e endereços das Agências da Receita Estadual: https://sefaz.es.gov.br/contatos-are-agencias-da-receita-estadual
- Agendar atendimento: https://agenda.es.gov.br/
De acordo com o Decreto Estadual nº 3.152-R/2012, que regulamentou a Lei de Acesso a Informação (LAI) no Governo do Estado do Espírito Santo, a autoridade de monitoramento de cada órgão/entidade é o representante setorial da Rede de Ouvidoria, e seu contato pode ser obtido acessando o endereço https://ouvidoria.es.gov.br/rede-de-ouvidoria.
Saiba mais sobre a Lei de Acesso à informação (LAI) acessando o portal https://acessoainformacao.es.gov.br/