19/11/2021 16h13 - Atualizado em 19/11/2021 16h16

Sefaz recebe visita da coordenadora do GDFAZ e ganha curso ContÁgil Lite

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) recebeu a visita técnica da coordenadora-geral do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), nessa quinta-feira (18), na sede da Secretaria, em Vitória. Na oportunidade, foram apresentadas as realidades da gestão de pessoas nas secretarias de Fazenda do País. Além disso, foi disponibilizado o curso ContÁgil Lite para os auditores fiscais.

A coordenadora-geral do GDFAZ, Sayonara Pereira de Oliveira, foi recebida pelo subsecretário para Assuntos Administrativos, Bruno Nardotto; pelo gerente de Desenvolvimento, Jessé Lago; e a subgerente de Treinamento, Maria da Penha Zanoni Britto.

Sayonara Oliveira, que é auditora fiscal do Rio Grande do Norte, comentou que o maior desafio do GDFAZ é fazer com que a alta gestão entenda a importância deste trabalho. "Quando temos gestão de pessoas e quando as pessoas são capacitadas e desenvolvidas, elas se tornam ainda mais responsáveis pelo trabalho. Assim, as entregas de metas são ainda mais eficazes. Mas para que isso aconteça, precisamos que a alta gestão queira e tenha estratégia, organizando e estruturando essa área", explicou a coordenadora-geral do GDFAZ.

"Foi um momento importante, pois conseguimos discutir questões correlatas aos desafios da área do desenvolvimento fazendário no contexto de pandemia, em relação ao teletrabalho e aos treinamentos para fazer frente às necessidades das atividades fazendárias e cases de outros estados", destacou Bruno Nardotto.

Eficiência

"A reunião com a Sayonara foi muito oportuna para a Sefaz, pois nos oportunizou uma troca de experiências muito rica, que são desenvolvidas Brasil afora, e que podem ser adaptadas a nossa realidade para melhorar não apenas a eficiência da Administração Fazendária, mas também a qualidade de vida dos servidores", pontuou Jessé Lago.

Curso

Além de fazer uma conversa com os novos gestores desta área da Sefaz, a subgerente Maria da Penha contou que os servidores da Sefaz ganharam do GDFAZ o curso ContÁgil Lite. "A partir da próxima semana, já teremos o curso on-line em nossa plataforma moodle. Foi um ganho muito importante, pois essa formação é indispensável nos processos de trabalhos realizados na fiscalização", disse.

O ContÁgil Lite disponibiliza ferramentas de auxílio ao trabalho de auditoria tributária, sendo usada para auditoria de informações entregues em meio digital ou obtidas em procedimentos de diligência/fiscalização.

Desenvolvimento

O GDFAZ foi criado em 1996, a partir de um convênio entre o Ministério da Fazenda e as secretarias da Fazenda dos estados e tem como meta aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas Unidades da Federação. O objetivo geral é fortalecer o papel estratégico na gestão de pessoas das Administrações Fazendárias, por meio do intercâmbio e socialização de experiências e produtos entre os Estados.

Subsad, GDFAZ, Gedef