01/06/2022 14h45

Sefaz participa de evento internacional sobre administração fazendária

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) participou, nesta quarta-feira (1º), de um evento organizado pela Superintendência Nacional de Administração Fazendária (Sunat) do Peru. O encontro virtual teve como tema a "Elaboração de um diagnóstico e modelo de capacidades para implementar uma estratégia de Recursos Humanos aliada à transformação digital da Sunat". 

O representante da Sefaz no encontro foi o auditor fiscal Bruno Aguilar. Ele falou ao lado de Luiz Dias de Alencar, coordenador do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), no debate que teve como tema "A transformação digital na administração tributária brasileira". Na apresentação, o auditor fiscal da Receita Estadual citou exemplos da utilização de ferramentas tecnológicas no dia a dia da Sefaz, como o Menor Preço Brasil, o Nota Fiscal Fácil e o Nota Premiada Capixaba.

"É muito importante compreendermos que a transformação digital não é algo apenas tecnológico, mas, principalmente, uma transformação de ideias, de formas de pensar. Nossa atividade requer uma mentalidade estratégica, mais que tecnológica", pontuou Bruno Aguilar.

O encontro também contou com a presença de Adriana Oliveira da Silva, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, e de Sayonara Pereira de Oliveira, coordenadora do GDFAZ, que falaram sobre o desenvolvimento de pessoas nas Pastas em que atuam, além da avaliação de competências, caminhos de aprendizagem, planos de capacitações, análises individuais, análises de gestores, entre outros pontos.

Os participantes, tanto brasileiros quanto peruanos, parabenizaram o encontro e se colocaram à disposição para auxiliar os desenvolvimentos fazendários em ambos os países.

"Foi um encontro muito proveitoso e uma excelente oportunidade para apresentar nosso trabalho, além de mostrar como as pessoas e as tecnologias podem se retroalimentar. As pessoas desenvolvem tecnologias necessárias e essas tecnologias desenvolvidas nos devolvem as informações necessárias para o avanço da nossa atividade", acrescentou Aguilar.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

Tópicos:
Sefaz, Encat, Sunat, Sefaz-RS
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard