04/04/2013 21h00 - Atualizado em 17/03/2021 10h16

Site da Fazenda registra 587 mil acessos no primeiro trimestre de 2013

Investindo anualmente em recursos e ferramentas que visam modernizar os serviços prestados aos contribuintes de forma virtual, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), registrou 587.461 acessos em suas páginas oficiais na internet somente nos três primeiros meses desse ano. Os dados são da Gerência de Tecnologia da Informação (Getec) - responsável pela manutenção e desenvolvimento de programas online da pasta, e representam as visitas ao site principal e às páginas do Sintegra e DUA. O ambiente online da Fazenda Estadual é composto por quatro URLs, sendo uma interna (intranet - disponível apenas para os servidores) e outras três externas. O endereço www.sefaz.es.gov.br é o principal deles e reúne todas as informações relativas aos serviços prestados pelo órgão, suas agências e gerências, como notícias; agenda tributária e financeira; comunicados a contribuintes; Agência Virtual Pública; SPED - Sistema Público de Escrituração Digital; e Relatório Anual da Dívida Pública. Da mesma forma, abriga os demais sites, que também podem ser acessados pelos próprios links. São eles: http://e-dua.es.gov.br e http://www.sintegra.es.gov.br. Segundo levantamento feito pela Supervisão de Desenvolvimento e Implantação de Sistemas da Sefaz, os três juntos receberam 4,7 milhões de acessos em 2012, enquanto que em 2011 o número chegou a cinco milhões. “Naturalmente pode haver oscilações para mais ou para menos de um mês em relação ao outro, ou de um ano em relação ao outro. Isso depende muito do calendário de tributação e finanças, das datas e prazos estabelecidos pela Sefaz para envio ou emissão de documentos, dos Decretos publicados no DIO-ES, ou dos períodos que requerem atualizações de cadastro ou retificações, enfim, situações corriqueiras relativas à Fazenda e que são importantes para os contribuintes”, assinalou o gerente de Tecnologia da Informação da Sefaz, Edesio Medeiros Assad. No ano passado, somente o www.sefaz.es.gov.br recebeu 2,3 milhões de visitas; outros 801 mil acessos foram registrados no site do Documento único de Arrecadação (DUA); e mais 1,6 milhão na página do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra). “Ano após ano promovemos uma série de investimentos na área de TI que vão eliminando a necessidade do contribuinte ter que se dirigir até uma agência da Receita Estadual, por exemplo. Em alguns casos, havia a necessidade de deslocamento, inclusive, de uma cidade para outra. Com os avanços tecnológicos, o contribuinte encontra o que precisa no site, sem que precise sair da empresa. Ele realiza os procedimentos de forma rápida, ágil e econômica”, analisou Assad. E dessa forma, com a migração de serviços do ambiente físico para o online e a modernização constante de ferramentas, a Secretaria da Fazenda garante benefícios para os contribuintes e também redução de custos que geram economia aos cofres públicos. De acordo com a Getec, os serviços mais procurados e acessados estão ligados a IPVA, Livro Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica, DUA, Guia para Liberação de Mercadoria Estrangeira (GLME) e Certidão Negativa de Débito (CND). Um dos exemplos de redução de custeio virá com a implantação do Sistema de Comércio Exterior (SiCEx). Desenvolvido pela Getec/Gefis, a plataforma já está disponível e, uma vez em pleno funcionamento, substituirá totalmente o método manual em vigência, proporcionando uma série de benefícios, entre eles economia de aproximadamente meio milhão de folhas brancas por ano. Segundo levantamento da Supervisão de Exportação e Importação, foram realizadas mais de 51 mil exonerações no ano de 2012, gerando mais de 500 caixas de processos arquivados, com impressão de aproximadamente 500 mil folhas. O Sistema SiCEx, eliminará a necessidade do uso de papel, corroborando com a responsabilidade socioambiental e gerando economia para o Estado. Outra medida que garantirá economia entrou em vigor nesta semana. Na última segunda-feira (1º), Sefaz e Tirbunal de Justiça (TJ) firmaram nova parceria que visa a modernização do sistema de informações que envolvem os poderes Judiciário e Executivo. O convênio de cooperação técnica estabelece o desenvolvimento de ações conjuntas para dinamizar o trânsito de informações sobre débitos de custas processuais vencidas, até então realizadas por meio de ofícios, que chegavam a até 15 mil por ano. Com o novo sistema serão eliminados custos com papel e postagens nos Correios. Além disso, será reduzido o número de servidores envolvidos no processo de assinatura, postagem, recebimento, triagem e resposta. Estes, por sua vez, poderão ser alocados em outras áreas onde há necessidade de maior mão de obra, no âmbito dos dois Poderes. Outra vantagem significativa é a redução da demanda e tempo para arquivamento dos processos judiciais. Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Sefaz (27) 3636-3877 / 3636-3874 Maíra Piccin - 9746-9479 Max Torezani - 9774-6543 E-mail: comunicacao@sefaz.es.gov.br
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