29/07/2008 21h00 - Atualizado em 17/03/2021 09h20

Sefaz participa de sistema de gestão inovador

A Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz) será um dos órgãos pioneiros na utilização do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), cuja primeira fase está prevista para ser implementada até o final deste ano. O Siga é uma ferramenta de gestão que irá centralizar, interligar e gerenciar as informações e os procedimentos de compras, de patrimônio, de almoxarifado e de contratos do Governo do Estado. O piloto do sistema vai ser testado pela Sefaz, pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), pelo Instituto de Tecnologia e Informação do Espírito Santo (Prodest) e pela Auditoria Geral do Estado (AGE). Uma equipe de servidores participa de uma reunião na Prodest, na qual é abordada a integração entre as instituições que vão adotar o sistema em relação a compras, licitações, contratos, acordos e convênios. O evento começou na última terça-feira (29) e será encerrado nesta quinta-feira. Internet Com o início da operação do Siga, os procedimentos e as informações sobre as compras realizadas pelo Estado estarão disponíveis na internet – pregão eletrônico, compra direta, concorrência e tomada de preços, catálogo de materiais, cadastro de fornecedores, gestão de contratos e convênios e registro de preços, entre outros. “A Secretaria da Fazenda estabeleceu como prioritária a modernização da gestão nas áreas do Siga e está convencida de que o referido sistema suprirá, em grande parte, as necessidades de informatização desta Secretaria”, afirmou a secretária Cristiane Mendonça. Por essa razão, a secretária consignou o irrestrito apoio da Sefaz à implementação do Siga, inclusive quanto à interligação da ferramenta com o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), e solicitou a inclusão da Secretaria no grupo das instituições que adotarão o sistema como projeto piloto. A formulação e a implementação do Sistema são coordenadas e gerenciadas pela Seger, em parceria com a Prodest e com a AGE.