09/08/2019 15h18 - Atualizado em 17/03/2021 10h58

Sefaz apresenta o Sistema de Finanças do Espírito Santo a equipe técnica do Governo do Ceará

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) recebeu uma visita técnica da equipe do Governo do Estado do Ceará, na última semana, para conhecer a experiência do Estado do Espírito Santo em relação à implantação e utilização do Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado (Sigefes). Durante a visita, consultores do Tesouro Estadual que atuam na Gerência de Contabilidade Geral (Gecog), na Gerência Geral de Finanças (Gefin) e na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em conjunto com técnicos da Gerência de Tecnologia de Informação (Getec) da Sefaz, apresentaram as funcionalidades disponíveis no Sistema e compartilharam a experiência do Espírito Santo nesses mais de cinco anos de operação. Os consultores ressaltaram que o Sigefes integrou em uma única solução cinco sistemas utilizados pelos órgãos e entidades do Governo Estadual - Siafem, Siplan, Sisppa, Eureka e SMARAPD - otimizando processos e proporcionando maior confiabilidade nas informações. Além disso, possibilitou a adoção das normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). "O Espírito Santo tornou-se uma das referências nacionais em qualidade de gestão e controle das contas públicas. Temos orgulho em compartilhar nossas experiências com os demais Estados para que também tenham uma experiência exitosa”, declarou o consultor do Tesouro Estadual e Contador-geral do Estado, Alan Johanson. Outros Estados já fizeram visita técnica com o mesmo objetivo como Alagoas, Maranhão, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. O sistema O Sigefes é o sistema de execução orçamentária, financeira e contábil adotado pelo Governo do Estado do Espírito Santo desde o exercício de 2014, em substituição ao Siafem e outros quatro sistemas defasados tecnologicamente. Foi adotada uma solução moderna, desenvolvida em linguagem de última geração e voltada para ambientes web, permitindo alto grau de automatização de processos e facilidade na geração de relatórios gerenciais. Com impacto direto em 130 Unidades Gestoras (UG) de todas as pastas públicas, incluindo empresas, autarquias e fundações, com mais de 1.000 servidores atuando diretamente no planejamento e execução orçamentária, patrimonial, financeira e contábil, o Sigefes potencializou a capacidade de geração de informações e a transformação da dinâmica de trabalho dos servidores envolvidos com a alimentação dos dados no sistema, o que elevou significativamente a produtividade e fez os índices de erros e retrabalho reduzirem-se a patamares mínimos. O projeto de implantação do Sigefes foi financiado com recursos do Banco Intramericano de Desenvolvimento (BID), e tornou-se referência para diversos Estados. À época, todo o processo que culminou na implantação do sistema foi liderado pelos Consultores do Tesouro Estadual da Sefaz e da SEP. Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sefaz Alexandre Lemos (27) 3347-5128
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