16/03/2012 21h00 - Atualizado em
17/03/2021 10h05
Receita Estadual alerta para mudanças no Portal Nacional da NF-e
O Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica (www.nfe.fazenda.gov.br) está com uma série de alterações que vão facilitar o trabalho e o cumprimento das obrigações das empresas emissoras e destinatárias do documento diante do Fisco. Entre outras novidades, o portal tornou possível o download da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informa que essa opção é de grande utilidade no caso de perda do documento - um problema que deixa o contribuinte sujeito a penalidades. O documento pode ser baixado por meio de certificado digital, desde que o CNPJ do certificado seja a origem ou o destino da NF-e. “Basta digitar a chave de acesso da nota e, após visualizá-la, pode-se baixar o arquivo XML, clicando no canto inferior esquerdo da página em ‘download do documento’. É importante lembrar que, nesse caso, o uso do certificado é imprescindível”, frisou o auditor fiscal da Receita Estadual Deuber Luiz Vescovi de Oliveira. Outra alteração no Portal da NF-e é que deixou de haver prazo para consulta a uma nota completa. Antes, somente era possível consultar o documento completo 180 dias depois de ele ter sido autorizado e, após esse prazo, a NF-e podia ser visualizada apenas de forma resumida. O auditor fiscal lembra ainda que passou a ser exibido no portal o conteúdo de notas canceladas e denegadas (emitidas, mas rejeitadas devido à situação irregular do emitente). Anteriormente, não era possível o acesso a esses documentos - uma tarja indicava que eles haviam sido cancelados ou denegados. Contribuintes O Espírito Santo atingiu nesta semana a marca de 20 mil contribuintes emissores de NF-e. As vantagens do documento são mais agilidade no lançamento das informações, menor ocorrência de erros, redução de custos para o contribuinte e rapidez na apuração do pagamento de impostos, entre outras. As dúvidas relativas à parte operacional da NF-e - como aquelas relacionadas à dificuldade de emissão dos documentos eletrônicos e problemas no sistema - são respondidas pela Gerência Fiscal da Sefaz, pelo e-mail nfe@sefaz.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-4058. O atendimento pelo telefone é realizado de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. As dúvidas referentes à legislação devem ser encaminhadas à Orientação Tributária, pelo link http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/tributacao/consultoria_tributaria.php Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Sefaz (27) 3636-3877 / 3636-3874 Maíra Piccin - 9746-9479 Daniel Hirschmann - 9866-7494 E-mail: comunicacao@sefaz.es.gov.br