19/04/2023 16h47

Webinário chega na 14ª edição e apresenta Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A 14ª edição do Webinário Nacional de Educação Fiscal acontecerá na próxima terça-feira (25), a partir de 14h30, com transmissão ao vivo pelo Canal "GT66 Educação Fiscal" no YouTube. O tema desta edição será “O impacto do Prêmio Nacional de Educação Fiscal na Sociedade”.

O evento virtual é promovido pelo Grupo de Trabalho "Educação Fiscal" (GT66), vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e terá como palestrante Maria Aparecida Lacerda e Meloni, coordenadora-geral do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

O objetivo é discutir como os projetos premiados contribuem para a manutenção e o aprofundamento de práticas da cidadania ativa. A mediação será feita pelo jornalista Rafael Carneiro, da Coordenação do Grupo de Educação Fiscal de Goiás.

“Pensamos nesse tema, devido à importância de divulgarmos esse prêmio que é voltado às escolas públicas ou privadas, profissionais de imprensa, universidades, ONGs, prefeituras e demais instituições da iniciativa pública e privada, além de projetos da área de tecnologia”, disse o auditor fiscal Deuber Luis Vescovi de Oliveira, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Espírito Santo.

O auditor representa a Sefaz no GT - 66 (Educação Fiscal), integrando a Comissão de Comunicação, que, ao longo do ano, promove webinários com diversos temas.

Novidades

Além disso, serão apresentadas as novidades da edição de 2023 e feito o anúncio de links com depoimentos de ganhadores da última edição do Prêmio, com compartilhamento de experiências sobre motivação, desafios na execução dos projetos e resultados sociais e comunitários.

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal acontece desde 2012 e conta com a organização da Febrafite, tendo como objetivos reconhecer, valorizar e divulgar ações empreendedoras que atuam com as temáticas da função social dos tributos, da qualidade do gasto público e do acompanhamento do retorno dos recursos à sociedade.

GT66 - Educação Fiscal

Desde 2019, as políticas nacionais do Programa de Educação Fiscal passaram a ser formuladas por um Grupo de Trabalho vinculado ao Confaz, o GT66-Educação Fiscal. Com a missão de disseminar conhecimentos à sociedade sobre a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos, estimulando a cidadania ativa, o GT é constituído pelo Comitê Executivo e Comissões temáticas, como Monitoramento e Avaliação, Comunicação, Currículo e Formação e Gestão Estratégica.

Certificação

O certificado de participação será emitido para pessoas que preencherem o formulário de avaliação, a ser disponibilizado no chat da transmissão ao vivo.

Alexandre Lemos
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br