10/09/2021 10h39

Varal motivacional vai marcar o Setembro Amarelo na Sefaz

O Setembro Amarelo – campanha dedicada ao debate e conscientização sobre transtornos mentais – vai ser marcada por uma série de ações na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Entre as atividades organizadas pela Gerência de Desenvolvimento Fazendário (Gedef) estão a criação de um varal motivacional, a caixinha do desabafo, entre outras ações.

"No varal motivacional, os servidores poderão expor mensagens motivacionais para os colegas, já na caixinha do desabafo a ideia é disponibilizar um espaço para que as pessoas escrevam suas preocupações, ainda que de forma anônima. São ações singelas, mas que ajudam a falar sobre os transtornos mentais e sobre a questão do suicídio", disse o subsecretário de Estado para Assuntos Administrativos, Bruno Nardotto.

O gerente de Desenvolvimento Fazendário, Luís Antônio Rangel, destacou que neste momento de pandemia a abordagem ao tema é ainda mais importante. "O isolamento social, incertezas da vida, perda de amigos ou familiares são fatores que podem agravar ou dar origem às questões de saúde mental. Por isso, é extremamente importante abordar este assunto", comentou Rangel.

As ações vão seguir até o fim do mês de setembro e têm como público-alvo os servidores das secretarias da FazendaTurismo (Setur) e Controle e Transparência (Secont), todas sediadas no edifício Aureliano Hoffmann, na Enseada do Suá, em Vitória.

"Esperamos que essas ações possam incentivar as pessoas a falar sobre os transtornos mentais. Que os servidores possam notar e orientar quem precisa de ajuda para que tenhamos um ambiente de trabalho e convivência cada vez mais sadio", comentou a subgerente de Treinamento e Desenvolvimento Maria da Penha Brito.

alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br