06/04/2022 15h57 - Atualizado em 08/04/2022 09h03

Sistema da Sefaz vai facilitar compra de medicamentos pelas prefeituras

Um sistema elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) vai dar mais celeridade e possibilitar maior economia na compra de medicamentos pelas prefeituras capixabas. A partir de agora, as Administrações Municipais passam a ter acesso ao Portal de Preços, que facilita a busca de preços necessários para a compra dos produtos.

"As aquisições públicas demandam certo rito para garantir a lisura do processo e um dos procedimentos que mais toma tempo é o levantamento de preços. Com o Portal de Preços esse trabalho, que é muito importante, poderá ficar bem mais rápido", explicou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, sobre o sistema desenvolvido por consultores do Tesouro Estadual.

Nesta quarta-feira (06), a Associação dos Municípios do Espírito Santo, em parceria com a Sefaz, organizou um webinar, no qual representantes do Tesouro Estadual explicaram o funcionamento do sistema para os responsáveis pelas compras municipais (clique AQUI para assistir). "O encontro foi muito positivo. Tivemos a participação de representantes de mais de 20 municípios e esperamos que o Portal de Preços possa ser utilizado por todos", disse o subsecretário de Estado do Tesouro Estadual, Bruno Pires Dias.

O presidente da Amunes, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, parabenizou a equipe da Sefaz pela iniciativa de desenvolvimento do Portal de Preços. "O Portal de Preços do Governo do Estado, por meio da Sefaz, será importante e benéfico para os gestores municipais, pois vai possibilitar uma maior economicidade na compra de medicamentos pelas prefeituras capixabas. Trata-se de uma ferramenta útil que vai contribuir para a economia de recursos na Administração Municipal", ressaltou Coelho.

Além da agilidade, o sistema possibilita compras mais vantajosas para os municípios – uma vez que identifica os preços mais baixos disponíveis no mercado. O Portal de Preços utiliza informações da base de dados das notas fiscais eletrônicas emitidas em todo o Espírito Santo.

Todos os órgãos públicos que realizam compras no Estado do Espírito Santo podem utilizar o Portal, bem como municípios a partir da manifestação de interesse.

Segundo o consultor do Tesouro Estadual e gerente de Finanças, Daniel Corrêa, o procedimento para adesão dos servidores das prefeituras é bem simples. "Basta acessar o link abaixo e preencher as informações solicitadas. Também disponibilizamos um PASSO A PASSO para quem quiser ver como deve ser feito o preenchimento. É importante destacar que para cada servidor indicado deve constar o nome completo, CPF, e-mail, e telefone", ressaltou Corrêa.

Clique AQUI para acessar o formulário de cadastro.