03/08/2021 11h05 - Atualizado em 04/08/2021 09h41

Servidores da Sefaz participam de curso para melhorar atendimento ao contribuinte

Durante duas semanas, servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) participaram do "Curso Excelência no Atendimento e Relacionamento", com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal, eliminar atritos e levar aos alunos o modo como atender contribuintes e os próprios servidores.

O curso foi uma demanda da Gerência de Atendimento ao Contribuinte para a Subgerência de Treinamento e Desenvolvimento (Suted) da Secretaria. "Com uma abordagem leve e didática da instrutora, os participantes se sentiram envolvidos e, ao final, sugeriram a continuação do curso", disse Maria da Penha Zanoni Brito, responsável pelo setor.

De acordo com Maria da Penha, os próprios alunos deram a sugestão de criar um curso de Ensino a Distância (EaD), que contemple na grade informações importantes da Sefaz, como o funcionamento das gerências e o passo a passo para a utilização de ferramentas. "Vamos produzir esse curso. O que nos deixa motivados a continuar a investir nos treinamentos é saber que os frutos obtidos serão de muita qualidade e utilidade para a Sefaz", contou.

Entre os temas trabalhados durante o curso estão a organização do ambiente, a apresentação pessoal; o controle das emoções e impulsividade; os relacionamentos interpessoais, a proatividade e a resiliência; a concentração e foco; a missão, visão e os valores pessoais e da Instituição.

"É muito importante o trabalho de relacionamento interno atrelado ao atendimento ao público externo, pois servidores motivados melhoram seu desempenho, aperfeiçoam seus pontos positivos e aprimoram características, como rapidez, flexibilidade, cordialidade e, sobretudo, o trato com o público, fatores de extrema importância para a excelência no atendimento", pontuou a assistente social Suely dos Santos Cunha Sandoval.

Aproveitamento

Uma das participantes do curso, a técnica de Suporte de Informática Flaviana Nascimento relatou que o momento de formação trouxe reflexões sobre o  comportamento dela no dia a dia, tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal.

"Tanto as dinâmicas quanto as informações compartilhadas pela instrutora foram de suma importância na desconstrução de atitudes 'engessadas' que acabamos praticando em nossa rotina e, principalmente, reforçar a premissa de que bom senso, boa comunicação e conhecimento fazem toda a diferença", disse Flaviana Nascimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard