16/04/2021 15h25 - Atualizado em 19/04/2021 09h55

Sefaz participa de encerramento de curso do Ifes sobre importância dos tributos

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) participaram da cerimônia de encerramento do primeiro curso de extensão “A educação matemática e os desafios para o financiamento da educação básica pública no contexto tributário brasileiro”, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Cachoeiro de Itapemirim. O curso teve duração de seis meses e abordou a importância dos tributos na educação e o controle social dos recursos da educação básica.

Representaram a Sefaz o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti; o coordenador do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), Thiago Venâncio; e o professor e membro do NEF, Arthur Sérgio Rangel Viana. Representando o Ifes, participaram o diretor do Ifes de Cachoeiro, Edson Maciel Peixoto; a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Thiarla Zanon; a professora Elda Alvarenga, da equipe gestora, além dos demais professores e dos alunos que participaram do curso.

Ao todo, 78 alunos participaram do curso – 25 cursistas do Ifes e 53 profissionais da educação que atuam na educação básica. O último encontro da turma será realizado em formato virtual, neste sábado (17), às 9 horas.

"Vejo que foi uma experiência muito positiva para os alunos. Os próprios participantes do curso relatam que não sabiam coisas simples, como a importância de pedir nota fiscal, ou o que representava inserir o CPF na nota e o conhecimento deles na parte de cálculo ajudou no entendimento das questões tributárias", avaliou a professora Elda Alvarenga.

Thiago Venâncio celebrou a grande articulação entre as duas instituições. "Tanto a Sefaz quanto o Ifes são instituições de grande relevância para a sociedade capixaba. Uma parceria entre as duas só poderia render bons frutos. E foi exatamente isso que vimos durante este curso de extensão", comentou.

O secretário de Estado da Fazenda parabenizou os organizadores do curso de extensão e os alunos participantes. "Muitas vezes as questões tributárias são incompreendidas pela população. Quando se conhece um pouco mais a importância dos tributos e o que eles representam, a visão passa a ser outra. Deixo aqui meus parabéns a todos que organizaram este curso e também a todos os participantes que se interessaram em conhecer melhor este assunto tão relevante", pontou Pegoretti.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sefaz

Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato

(27) 3347-5511/(27) 3347-5128

alexandre.junior@sefaz.es.gov.br /giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard