20/03/2025 10h05 - Atualizado em 20/03/2025 10h06

Sefaz realiza palestra sobre o Nota Fiscal Fácil em São Mateus

Produtores rurais, pescadores, transportadores autônomos de carga, microempreendedores individuais (MEIs), contabilistas e representantes dos Núcleos de Atendimento ao Contribuinte Produtor Rural (NACs) de São Mateus e municípios vizinhos, incluindo Linhares, participaram de palestra sobre o regime Nota Fiscal Fácil (NFF), realizada nessa terça-feira (18).

O evento foi promovido pela Gerência de Atendimento e Relacionamento da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em conjunto com a Universidade Vale do Cricaré, que disponibilizou a estrutura e os equipamentos necessários.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria da Fazenda com a modernização tributária, o que reduz complexidades na emissão de notas fiscais e gera maior eficiência nos processos de conformidade. Além disso, eventos como esse contribuem para fortalecer o relacionamento entre a Receita Estadual e a sociedade, promovendo um ambiente de maior transparência, cooperação e confiança mútua.

“Um contribuinte bem informado é menos propenso a cometer erros, o que reduz a necessidade de ações fiscalizatórias punitivas e os consequentes contenciosos fiscais.  Desse modo, o fisco assume também um papel de facilitador, por meio de uma atuação mais próxima e orientadora junto aos cidadãos”, destacou o auditor fiscal Pedro Gomes de Sá Junior, gerente de Atendimento e Relacionamento da Sefaz.

A apresentação foi conduzida pelo auditor fiscal César Milagres, com a participação dos auditores Amaziles Bergonzine e Bismarck Jaime de Menezes. Eles detalharam o funcionamento do NFF e seus benefícios para os usuários.  A ferramenta foi desenvolvida para simplificar a emissão de notas fiscais eletrônicas, proporcionando mais praticidade e segurança no cumprimento das obrigações fiscais.

“O Nota Fiscal Fácil facilita a vida dos produtores rurais e demais contribuintes, permitindo a emissão dos documentos fiscais de forma ágil e acessível por meio de um aplicativo gratuito”, explicou César Milagres.

Aqueles que ainda possuem dúvidas sobre o aplicativo NFF podem acessar o canal Fale Conosco da Receita Estadual para obter suporte e esclarecimentos: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/formulario

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard