08/03/2023 17h45

Sefaz realiza palestra sobre direitos no Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as servidoras da Secretaria da Fazenda (Sefaz) participaram de evento alusivo ao dia com palestra sobre “Políticas Públicas para Mulheres: Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero”. A secretária de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes, foi a facilitadora do tema.

“Esse dia é maravilhoso! O sentido maior deste evento é nos reunirmos e fazermos lembrança das lutas e desafios enfrentados por mulheres que vieram antes de nós para que tivéssemos os direitos que temos hoje. Fico feliz por perceber que as mulheres estão cada vez mais conscientes e interessadas em conhecer melhor seus direitos”, contou Jacqueline.

Durante sua palestra, a secretária pontuou marcos importantes da luta das mulheres por seus direitos, entre eles a conquista do voto. “Esse foi um dos mais essenciais entre os direitos conquistados, antes disso, nem mesmo o direito de requerer outros direitos era possível, pois somente quem votava tinha a possibilidade de fazer suas reivindicações”, destacou.

A secretária destacou ainda as dificuldades encontradas pelas mulheres ao longo de suas trajetórias. “A caminhada para a mulher, sem dúvidas, vem com mais obstáculos. Temos que decidir se queremos ter filhos ou fazer carreira profissional de forma tão rápida como é ágil a de muitos homens. Temos ainda muitos direitos a serem conquistados e só vamos alcançá-los se estivermos na condução das políticas públicas, de forma especial, as que são voltadas para as mulheres”, disse.

Desafios

A subgerente de Treinamento e Desenvolvimento da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito, destacou a importância do tema.

“Muito bom estarmos reunidas hoje para refletirmos sobre como ainda nossa caminhada enquanto mulheres é tão cheia de desafios. São momentos como este que conseguimos parar e constatarmos como o nosso potencial é grande e não somos o sexo frágil como nos chamavam antigamente”, disse a subgerente.

O evento foi organizado pelo Grupo Qualidade de Vida da Sefaz e apoiado por diversos parceiros internos e externos que possibilitaram as lembranças sorteadas entre as participantes.

Alexandre Lemos
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br