21/11/2023 13h48 - Atualizado em 21/11/2023 13h49

Sefaz realiza capacitação para garantir regularidade fiscal do Estado e órgãos estaduais

Os servidores das áreas Contábil e Financeira de órgãos da administração direta e indireta do Estado participam, até o final desta semana, da capacitação promovida pelo Núcleo de Regularidade Fiscal do Estado (Nuref), vinculado à Subsecretaria do Tesouro Estadual. O objetivo é promover a atualização e a qualificação técnica de servidores, visando à manutenção da regularidade fiscal dos órgãos e instituições estaduais e do Estado do Espírito Santo com os órgãos federais.

São três turmas de 35 servidores cada, totalizando 105 pessoas de diversos órgãos do Estado. O curso teve início nessa segunda-feira (20) e vai até esta quinta-feira (23), na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Vitória.

A regularidade fiscal com os órgãos federais permite a obtenção de convênios, empréstimos e transferência que ajudam a manter o desenvolvimento regional do Estado, fortalecendo as ações nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura, entre outros setores prioritários.

“É a correta regularidade fiscal dos órgãos e entidades estaduais que contribui para tornar o Espírito Santo referência nacional, obtendo há 12 anos consecutivos a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional quanto à Capacidade de Pagamento (Capag). Neste ano, alcançamos também a Nota A em qualidade da informação contábil e fiscal”, salientou o subsecretário do Tesouro Estadual, o consultor do Tesouro Bruno Dias.  

O chefe da equipe do Núcleo de Regularidade Fiscal (Nuref) da Sefaz, o consultor do Tesouro André Maioli, ressaltou que participam do curso servidores da Administração Direta e Indireta, integrantes dos Grupos Financeiros Setoriais do Estado nos processos de Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf / DCTF Web).

“As capacitações são fundamentais para manter a correta escrituração contábil e regularidade fiscal dos órgãos e do Estado. Fizemos um curso em 2022 e agora estamos realizando a atualização dos 70 servidores que participaram no ano passado, capacitando mais 35 novos servidores”, explicou André Maioli.

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard