16/12/2022 15h30

Sefaz realiza 1º Seminário da Gerência de Atendimento ao Contribuinte

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou o 1º Seminário da Gerência de Atendimento ao Contribuinte, nesta sexta-feira (16), no prédio sede na Enseada do Suá, em Vitória. Estiveram presentes os servidores que atuam nas 11 Agências da Receita Estadual, no Canal Fale Conosco e na Agência Virtual.

O auditor fiscal e gerente de Atendimento ao Contribuinte, Pedro Gomes de Sá Júnior, explicou que o objetivo principal do encontro foi avaliar os resultados do ano de 2022. “Além disso, promovemos uma reflexão sobre as práticas de atendimento ao contribuinte, buscando melhorias na qualidade dos serviços e ao envolvimento de todos em busca da excelência”, disse.

Entre as atividades do evento, foram realizadas apresentações dos resultados operacionais pelos auditores fiscais – e subgerentes de área – Saulo Sérgio de Oliveira e Jonathas de Oliveira Cerqueira, seguidas de debates técnicos, estudos de caso e propostas sobre a otimização dos serviços de atendimento aos cidadãos.

A Geaco disponibiliza cerca de 30 serviços aos usuários como o cadastro do produtor rural, os pedidos de isenção de impostos, a emissão de certidões, as homologações de livros, entre outros. Somente via Agências da Receita Estadual, ou seja, de forma física, a média é de 10 mil atendimentos e serviços executados todos os meses.

Desafios

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, destaca a importância da Gerência para uma boa avaliação da Sefaz por parte dos contribuintes. “A gente percebe que os contribuintes se sentem satisfeitos por conta do bom atendimento realizado nas agências físicas e também de forma on-line e no pronto atendimento via o canal Fale Conosco”, disse.

Altoé acrescenta que o serviço prestado ficou ainda melhor a partir do final de 2020, quando a Sefaz adotou o agendamento para atendimentos presenciais. “Desde então, observamos que o agendamento deixa todo o processo mais rápido e dinâmico. As equipes das agências da Receita Estadual podem fazer um contato prévio com o cidadão e, algumas vezes, nem é necessário um atendimento presencial. Isso permite que a nossa equipe possa avaliar um número maior de processos, dando celeridade às demandas da população", contou.

Perspectivas

Hoje, com a digitalização dos serviços e processos, o contribuinte consegue solucionar praticamente todas as demandas com a Receita Estadual de forma on-line. Para 2023, a Geaco está se programando para mais entregas como o lançamento do novo canal do Fale Conosco; a elaboração da Cartilha de Excelência no Atendimento ao Contribuinte; a entrega da nova Agência Virtual.

“Estamos também trabalhando para aprimorar diversos sistemas, com o intuito de reduzir a burocracia para os contribuintes e facilitar o trabalho para os auditores fiscais e, claro, dar ainda mais celeridade às entregas”, pontuou Gomes de Sá.

Alexandre Lemos
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br