Sefaz promove treinamento para assegurar a correta execução dos lançamentos contábeis no Poder Executivo Estadual
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Tesouro Estadual, realizou, entre a última segunda-feira (08) e a sexta-feira (12), treinamento técnico direcionado aos gestores financeiros setoriais (GFS), responsáveis pelos registros contábeis dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A capacitação teve como foco os procedimentos indispensáveis ao encerramento do exercício financeiro, decorrente do pagamento da folha de pagamento de dezembro.
O encontro teve como objetivo reforçar a importância da correta execução dos lançamentos contábeis, em conformidade com a legislação vigente e com as normas técnicas e de padronização promovidas pela Sefaz por meio do Manual de Procedimentos Contábeis do Estado do Espírito Santo (MCONT-Folha).
De acordo com o auditor de finanças Luciano Zucoloto Xavier, que ministrou o curso, a adequada classificação, registro e evidenciação das informações da folha de pagamento constituem elementos essenciais para a fidedignidade das demonstrações contábeis, assegurando transparência, integridade e qualidade dos dados que subsidiam a gestão financeira do Estado.
O contador-geral do Estado, o auditor de finanças Alan Johanson, destacou que iniciativas como essa, pautadas na capacitação contínua por meio de cursos, treinamentos e orientações técnicas, representam um compromisso institucional com o aprimoramento permanente dos processos contábeis.
“A atualização e fortalecimento das competências das equipes envolvidas garantem maior precisão nos registros e contribuem diretamente para a solidez das informações apresentadas nos demonstrativos fiscais e contábeis, decorrentes dos registros relacionados à despesa de pessoal”, pontuou.
O subgerente de Normas, Procedimentos e Orientação Contábil, o auditor de finanças Leonardo de Albuquerque Moreira, destacou que a Sefaz seguirá promovendo ações de orientação e capacitação, reafirmando seu compromisso com a excelência na gestão pública e com a melhoria contínua da qualidade da informação contábil do Estado.
“Reforçamos, ainda, que a participação ativa dos servidores e a uniformização dos procedimentos relacionados à folha de pagamento são fundamentais para a manutenção da conformidade contábil e para o atendimento adequado às exigências legais e normativas que regem o encerramento do exercício”, ressaltou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br