21/11/2025 16h40

Sefaz promove capacitação sobre Nota Fiscal Fácil para técnicos do Incaper e colaboradores da ARE São Mateus

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou, nessa terça-feira (18), uma agenda de capacitação em São Mateus, com palestra no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) – Região Nordeste. O encontro abordou a obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) por produtores rurais e pescadores artesanais, além de oferecer treinamento sobre o uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), emissor nacional gratuito de NFe e NFCe voltado para produtores rurais, pescadores, MEIs, transportadores autônomos e varejistas optantes pelo Simples Nacional.

A atividade foi conduzida pelos auditores fiscais César Milagres e Bismarck Jaime, da Subgerência de Educação Fiscal, com a presença do chefe da Agência da Receita Estadual (ARE) de São Mateus, o auditor fiscal Amaziles Bergonzine. Participaram do evento, representantes e técnicos do Incaper, que atuam diretamente com esses públicos nos municípios da região.

No dia seguinte, quarta-feira (19), os auditores fiscais realizaram um segundo treinamento, desta vez voltado para os colaboradores da ARE São Mateus, com foco em orientações sobre o cadastro de produtor rural e uso do aplicativo NFF. Esses colaboradores orientam equipes dos Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (NACs), responsáveis pelo atendimento direto aos produtores. A ARE São Mateus conta com um dos maiores volumes de atendimento a produtores rurais do Estado, abrangendo 11 municípios e mais de 12 mil produtores cadastrados apenas no município-sede.

“O trabalho de capacitação é essencial para garantir que o produtor rural tenha acesso às ferramentas corretas e possa cumprir suas obrigações com segurança e autonomia”, destacou o auditor fiscal César Milagres.

O auditor fiscal Bismarck Jaime observou a importância dos treinamentos para um atendimento de excelência aos contribuintes. “Ações como essas fortalecem o atendimento na ponta e asseguram que nossos orientadores estejam preparados para apoiar o produtor de forma eficiente e qualificada”, disse.

O Nota Fiscal Fácil permite a emissão de notas fiscais de forma prática e segura, diretamente pelo celular, utilizando autenticação via Gov.br. O uso do aplicativo dispensa o uso de certificado digital e softwares emissores, o que reduz custos e traz mais praticidade para os pequenos produtores.

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), o contribuinte pode acessar o canal Receita Orienta para obter suporte e esclarecimentos:  https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard