01/10/2024 15h15

Sefaz participa de seminário sobre fundos soberanos e a agenda climática

Foto: Divulgação/FFSB

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Tesouro Estadual, participou, no último dia 9 de agosto, do seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades”, realizado no Rio de Janeiro (RJ).

O evento foi promovido pelo Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), com o intuito de promover uma discussão sobre o papel dos fundos soberanos para a promoção do desenvolvimento regional, no atual contexto de mudanças climáticas.

O objetivo do encontro - que contou com a presença de gestores municipais e estaduais, autoridades nacionais, órgãos de controle e reguladores e atores internacionais -  foi favorecer a troca de experiências e reflexões, e iniciar uma trilha de investimentos sustentáveis, dialogando com a agenda do G20 e mirando nos debates a serem realizados na COP 30, em 2025.

O Espírito Santo foi representado pelo consultor do Tesouro Estadual Alexandre Gebara, que destacou a importância das iniciativas para a transição energética. “Um exemplo é a utilização de royalties de petróleo para o financiamento de atividades que possam substituir os combustíveis fósseis por geração de energia com fontes renováveis”, ressaltou Alexandre Gebara.

O evento aconteceu na Casa G-20, e contou com a realização de cinco painéis, em que foram debatidos temas como o financiamento da transição para uma energia carbono-neutra no País e as estratégias dos Fundos Soberanos para investimento na economia real.

Fundo Soberano ES

No Espírito Santo, o Fundo Soberano ES (Funses) foi criado em 2019, com o objetivo de garantir uma gestão responsável e de longo prazo das receitas provenientes da exploração dos recursos de petróleo e gás natural do Estado, beneficiando as gerações atuais e futuras.  O Funses é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e à Secretaria da Fazenda (Sefaz), e seu saldo atualizado é de R$ 1,7 bilhão.

Mais informações em https://fundosoberano.es.gov.br/

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
comunicacao@sefaz.es.gov.br

 

Tópicos:
fundo soberano, clima
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard