28/06/2021 10h50

Sefaz participa de evento sobre a importância do cadastro de produtores rurais

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) participaram, nessa quinta-feira (24), do evento "Porteiras Abertas para a Cidadania", organizado numa parceria da Prefeitura de Muniz Freire com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e sindicatos rurais do município.

Dentre os temas abordados, dois eram mais voltados para a relação entre os produtores rurais e as atividades fiscais. "Nossos objetivos são levar informações e conscientizar os produtores. Explicamos, por exemplo, que é importante para os municípios que os produtos sejam vendidos com nota fiscal. Se a nota fiscal não for emitida, a arrecadação do município pode ser prejudicada, já que a emissão de nota fiscal pelo produtor contribui muito para o Índice de Participação dos Municípios (IPM) do município", explicou o auditor fiscal e coordenador do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), Thiago Duarte Venâncio.

Já o auditor fiscal Bismarck Menezes falou sobre a importância da regularidade cadastral dos produtores rurais. "Aproveitamos esse contato com os produtores rurais para falar sobre o sistema atual de cadastro e também para adiantar algumas mudanças que deverão acontecer em julho", disse Menezes destacando que durante o dia também foram organizadas agendas com representantes do município.

Além das informações relacionadas à Secretaria da Fazenda, o "Porteiras Abertas para a Cidadania" contou com palestras sobre benefícios previdenciários para os produtores rurais, sobre a importância do conhecimento técnico para um futuro sustentável e sobre o empoderamento das mulheres no campo.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard