11/05/2021 17h25

Sefaz participa de encerramento do curso de Educação Fiscal em Muniz Freire

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) participarão, nesta quarta-feira (12), do encerramento do Curso Disseminadores de Educação Fiscal, realizado em parceria com a prefeitura de Muniz Freire. Por conta das restrições nas atividades presenciais, o evento vai acontecer em formato virtual.

De uma forma geral, o objetivo do curso foi conscientizar professores e demais atores da rede municipal de ensino a respeito da função socioeconômica dos impostos e mostrar quais são os direitos e deveres dos cidadãos no que diz respeito aos tributos. Ao todo, mais de 100 profissionais de Muniz Freire – entre professores, diretores, coordenadores, pedagogos e demais funcionários da Secretaria Municipal de Educação – participaram das palestras e demais atividades programáticas.

"A conclusão deste curso, com um número tão relevante de participantes, é motivo de muita alegria para a prefeitura de Muniz Freire e também para nós da Secretaria da Fazenda. Certamente os participantes estão ainda mais conscientes sobre a importância dos tributos e mais capazes de entender e fiscalizar como os recursos públicos são aplicados. O próximo passo é levar adiante esse conhecimento para o maior número de pessoas", avalia o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

O coordenador do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), Thiago Venâncio, lembra que a parceria entre a Sefaz e o município teve início a partir do trabalho de conclusão de curso de uma servidora de Muniz Freire que participou do curso Disseminadores de Educação Fiscal.

"Isso mostra muito bem o que é o Disseminadores: uma pessoa que participou do curso com a gente teve a iniciativa de elaborar um projeto levando o curso para dentro do município dela. Então, se antes tínhamos uma Disseminadora da Educação Fiscal em Muniz Freire, agora temos quase 100", comemorou Venâncio.

A servidora que idealizou a parceria entre a Sefaz e a prefeitura é a professora e agente de arrecadação Ednea Vieira. "Desenvolvi esse projeto em 2019, quando participei da segunda turma do Disseminadores. Levei esse projeto ao prefeito e secretários e tive muito apoio. É com muita alegria que vejo a conclusão deste curso, sobretudo num ano difícil como o que estamos vivendo", disse Ednea Vieira.

"Este curso teve como meta atingir os professores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Agora, fica como meta levar este conhecimento também para os professores da Pré-Escola ao 3º ano", completou a professora e agente de arrecadação municipal.

"Levar as informações sobre os tributos e a importância deles para o ambiente escolar é uma forma excepcional de divulgação do conteúdo. Nós repassamos para os professores o conhecimento que temos sobre o assunto; os professores, com toda a didática, repassam aos alunos; e os alunos acabam por levar essas informações para dentro de casa", ressaltou Thiago Venâncio, lembrando que o NEF segue à disposição para dar o mesmo suporte para outros municípios que estejam interessados.

Os interessados em ter mais informações sobre o Curso Disseminadores de Educação Fiscal podem entrar em contato pelo e-mail nef@sefaz.es.gov.br.

Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato

(27) 3347-5511/(27) 3347-5128