Sefaz e Secont organizam quarta campanha de doação de sangue entre servidores
Os servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) estão convidados para doação de sangue no dia 21 de dezembro, no edifício Aureliano Hoffman, sede das secretarias, em Vitória. Para participar, as pessoas interessadas precisam se cadastrar.
Organizadora da campanha, a servidora Karina Bandeira, afirma que a campanha é importante. "Além de incentivar os servidores a doarem sangue, ajudamos também o banco do Hemoes, que por conta da pandemia está em baixo estoque de bolsas de sangue", disse.
Karina Bandeira explica que já foi enviado um formulário (via Comunica) com as informações da ação e os pré-requisitos para doar sangue.
"Após as respostas, entramos em contato com os servidores para realizar o agendamento do horário. O Hemoes disponibilizou 30 vagas para doação e já preenchemos 20 delas somente com servidores da Sefaz. As outras 10 restantes disponibilizaremos para os servidores da Secont. Acreditamos que as 30 vagas serão preenchidas", disse.
Quem pode doar
De acordo com o Centro de Hemoterapia e Hematologia Doutor Marcos Daniel Santos (Hemoes), para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
Quarta edição
"Há muito tempo queríamos promover esta ação, mas sempre tínhamos dificuldades de realizar em função do Hemoes só utilizar Ônibus e a Sefaz não preencher os requisitos necessários para sua vinda até o local. A partir do momento que passaram a usar cadeiras próprias para a coleta, estamos realizando a Campanha de Doação de Sangue, sendo esta a quarta vez", disse a subgerente de Desenvolvimento Fazendário, Maria da Penha Zanoni Brito.
Na última edição, foram doadas 35 bolsas de sangue – volume que pode ser usado para ajudar mais de 100 pessoas, segundo informou Hemoes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato
(27) 3347-5511/(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br