13/04/2022 17h15

Sefaz e Junta Comercial participam de evento sobre ambiente de negócios

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) participaram, nesta quarta-feira, do evento Desburocratizando e Melhorando Ambiente de Negócios, organizado pelo Comitê Gestor Estadual da REDESIM - COGESIM em parceria com o Sebrae.

O encontro contou com a presença da vice-governadora, Jacquline Moraes, do presidente do COGEMSIM, Paulo Menegueli, secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pessanha, presidente da Junta Comercial, Victor Bolelli, entre outras autoridades.

Representando a Sefaz, além do secretário Marcelo Altoé, estiveram o subsecretário da Receita Estadual, Benicio Suzana Costa e o subgerente de Cadastro de Contribuintes, Wesley Baratela. "É muito gratificante participar de eventos como esse, porque a gente vê como o Espírito Santo está à frente de outros Estados quando o assunto é a organização fiscal, o ambiente de negócios e a desburocratização. Temos muito a fazer, mas o vimos que o Estado já evoluiu bastante nessas áreas", disse Altoé.

Durante a apresentação ao público, o subsecretário da Receita Estadual destacou a prudência da Sefaz ao realizar alterações que impactam no ambiente de negócios. "A questão tributária é tão complexa que nós precisamos lidar com ela de forma muito cautelosa. Se os impactos para o Estado e para os empreendedores não forem totalmente analisados, pode ser que uma mudança simples prejudique um grande número de empresas", comentou Benicio Costa. 

Em sua saudação, o presidente da Junta Comercial destacou os mecanismos que a instituição tem utilizado para reduzir a burocracia. "Por orientação do governador Renato Casagrande, a Junta Comercial por meio do SimplificaES tem encontrado meios de desburocratizar o ambiente de negócios, através de alvarás automáticos e melhorando o tempo médio de abertura de empresas, atualmente quase 50% das empresas levam menos de 1 minuto para serem constituídas, graças ao deferimento automático", disse.

O evento ainda contou com palestras do presidente do Codemge, Paulo Spencer Uebel; do chefe da Assessoria de Ambiente de Negócios do Ministério da Economia, Willian Marchesi; do diretor-presidente da Vox Tecnologia, James Matos; e do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard