04/05/2022 10h44

Sefaz e Fitch Ratings fazem reunião para avaliar contas públicas do Estado

Gestores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) estiveram reunidos, na tarde dessa terça-feira (03), com membros da empresa americana Fitch Ratings. O encontro foi para que os representantes da Fitch pudessem avaliar as contas públicas do Estado e, com isso, calcular a classificação de risco de crédito do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, destacou que a arrecadação no Espírito Santo segue em crescimento e em ritmo real. "Pode haver um pensamento de que a receita do Estado tem crescido, porque a inflação está alta, mas o que temos observado é um crescimento bem maior que a inflação. Ou seja, é um crescimento real que estamos registrando no Espírito Santo", disse. 

Para o secretário, este crescimento traz a segurança de um excelente ano de 2022. "Temos registrado o aumento de empresas no comércio, indústria, geração de empregos, a chegada de muitos empreendedores e sempre buscando, nos limites propostos e autorizados pela legislação, melhorar as políticas tributárias para os investidores", acrescentou Altoé.

O gerente de Política Fiscal e da Dívida Pública do Estado, Marco Antônio Guilherme, explicou que para elaborar a classificação de risco de crédito do Banestes, também é necessária a avaliação fiscal do Estado do Espírito Santo. A Sefaz, por meio do Tesouro Estadual, realiza um trabalho permanente de análise e diálogo com a agência de rating.

"Para a construção da nota do Banco, a Fitch analisa os dados fiscais do Estado – receitas, despesas, dívidas, gastos previdenciários, entre outros pontos. Então, quando o Estado apresenta bons resultados, há uma contribuição relevante para que o Banestes possa conquistar uma boa nota", afirmou Guilherme.

Segundo o diretor de Relações com Investidores e de Finanças do Banestes, Silvio Henrique Brunoro Grillo, a avaliação de rating é importante para a análise de indicadores de capital do banco. "Os últimos relatórios da Fitch trazem vários pontos positivos para o Banestes. Destacam a estabilidade dos indicadores nos últimos anos e os padrões de subscrição do Banestes, que estão alinhados às práticas dos principais bancos nacionais", comentou.

"No relatório divulgado em setembro de 2021, entre os pontos positivos do Banestes destacados pela agência classificadora de riscos, estão o modelo de negócios do banco, considerado como estável, oferecendo produtos diversificados; a qualidade da Administração, avaliada como adequada e experiente; entre outros pontos", pontuou Grillo.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard