26/04/2022 15h16 - Atualizado em 27/04/2022 14h42

Sefaz e Banestes dinamizam sistema de pagamentos feitos pelo Estado

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Subsecretaria do Tesouro Estadual, e o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) concluíram os testes de otimização da sistemática de pagamentos feitos pelas secretarias e autarquias do Estado, deixando-os mais dinâmicos e seguros. A partir de agora, os pagamentos poderão ser processados no mesmo dia, não precisando aguardar o próximo dia útil.

O subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Pires Dias, destaca que, com a mudança, eventuais erros no preenchimento das informações bancárias poderão ser corrigidos no mesmo dia. "Antes o processamento era feito uma vez por dia, apenas ao final do dia. Então, se alguma informação de cadastro fosse conflitante – um número no CNPJ ou na conta-corrente do recebedor – o pagamento só poderia ser refeito no dia seguinte. Agora, os processamentos serão feitos sistematicamente várias vezes ao dia, o que torna tudo muito mais dinâmico", disse o subsecretário.

Pelo sistema antigo, um servidor da Sefaz precisava ficar disponível após o expediente tradicional, preparando os arquivos bancários a serem enviados ao Banestes. "Outro benefício dessa alteração é possibilitar aos ordenadores de despesa das secretarias e órgãos autorizar pagamentos na mesma data, de acordo com o regramento bancário", explica o consultor do Tesouro Estadual e subgerente de Avaliação e Controle do Gasto, Roberto Campos.

As mudanças melhoraram também a parte tecnológica do processo. "Agora, fazendo o envio ao longo do dia, é possível reduzir o risco de que pagamentos deixem de ser feitos devido a inconsistências bancárias. Além disso, com os pagamentos podendo ser efetuados ao longo do dia, a qualquer momento, diminuímos os riscos de sobrecarga do sistema", informa o analista de Tecnologia da Informação do Prodest, cedido à Sefaz, Edimar de Souza Dias.

"Essa é uma demanda existente desde 2015 e consideramos como uma grande evolução no Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo (Sigefes)", acrescenta o supervisor de Sistema do Tesouro Estadual, Celso Cardoso Júnior, também vinculado ao Prodest e cedido à Sefaz.

Para o diretor do Banestes, Marcos Vinicius Nunes Montes, a alteração é símbolo dos avanços tecnológicos e modernização do processo de pagamentos. "Numa conjuntura em que os meios de pagamentos vêm passando por diversos avanços tecnológicos, com esse projeto o Banco deu um grande passo para fornecer agilidade e instantaneidade, estando aderente às tendências de mercado", assegura. 

A mudança no sistema está em vigor desde o dia 22 de abril. Representantes de Unidades Gestoras que tiverem dúvidas sobre procedimentos de pagamentos devem fazer contato por meio do Fale Conosco, escolhendo a opção "Dúvidas na Execução de Programações de Desembolso".

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard