06/08/2021 18h07 - Atualizado em 09/08/2021 14h16

Sefaz e Bandes apresentam Fundo Soberano para membros do Cindes Jovem

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) apresentaram informações do Fundo Soberano para os membros do Núcleo Jovem do Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes Jovem). O evento aconteceu, na noite dessa quinta-feira (05), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

O consultor do Tesouro Estadual e subgerente de Gestão do Fundo Soberano, Alexandre Gebara, destacou que o Fundo criado pelo Governo do Estado é o único com o foco no desenvolvimento econômico. "Os outros modelos de 'fundo soberano' que temos no Brasil são de municípios e muito mais voltados para a organização de uma poupança. No Espírito Santo, além do foco na poupança intergeracional, o Fundo Soberano também busca o desenvolvimento econômico, atração de empresas e geração de emprego e renda para os capixabas", comentou.

Gebara também detalhou os valores que compõem o Fundo Soberano. "Atualmente, está com R$ 538 milhões, sendo que R$ 225 milhões foram provenientes dos royalties de petróleo, R$ 296 milhões das participações especiais e os outros R$ 16 milhões recebemos já como rendimentos dos valores depositados", disse.

Já o Gerente de Investimentos e Participações do Bandes, Wagner Rubim Rangel, informou como serão feitos os investimentos com os valores pertencentes ao Fundo Soberano. "Nós teremos, pelo menos, R$ 250 milhões para investir nas empresas do Espírito Santo. A escolha das contempladas caberá a um gestor independente que ainda está sendo selecionado. Acreditamos que o Fundo Soberano vai trazer muito desenvolvimento para o Espírito Santo", enfatizou.

O encontro contou ainda com a participação da assessora parlamentar, Laís Barbosa, do deputado federal Felipe Rigoni. Ela falou sobre as oportunidades para o recebimento de emendas parlamentares e os desafios dos contemplados pelas verbas federais.

Ciclo de Formação

O encontro fez parte do Ciclo de Formação do Cindes Jovem, idealizado para preparar jovens empresários e pessoas ligadas ao empreendedorismo. "O Fundo Soberano foi destaque nos nossos últimos encontros e ficamos muito interessados em conhecer um pouco mais desse projeto", disse Vitor Gilles, um dos organizadores do evento.

"Agradeço a participação dos representantes da Sefaz e do Bandes, que puderam reservar um tempo para nos explicar sobre esse importante projeto para o Estado e para a nossa economia", destacou Gilles.