28/07/2023 15h47

Sefaz divulga o Relatório da Execução Orçamentária (RREO) relativo ao 3º bimestre de 2023

A transparência e a prestação de contas são pilares essenciais para o bom funcionamento de um estado e para o fortalecimento da confiança entre um governo e os cidadãos. Nesse sentido, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio do Tesouro Estadual, publicou, nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial do Estado, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), referente ao 3º bimestre de 2023. A divulgação do documento ganha destaque devido à sua relevância na gestão das finanças públicas e no acompanhamento do desempenho fiscal do Estado.

O RREO é um documento oficial que apresenta um panorama geral das receitas e despesas do Estado ao longo de um determinado período. No caso deste relatório, ele abrange os meses de maio e junho de 2023, fornecendo informações sobre a saúde financeira do Estado durante esse período.

A receita total realizada foi de R$ 11,5 bilhões – o que representa 103,5% da meta da arrecadação para o período – , enquanto que a despesa foi de R$ 9,9 bilhões, gerando um superávit orçamentário de R$ 1,6 bilhão. Já a Receita Corrente Líquida (RCL), que abrange o período dos últimos 12 meses,  foi de R$ 20,7 bilhões.

O subsecretário em exercício de Estado do Tesouro Estadual, Pedro de Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “Com a disponibilização desse relatório, os cidadãos capixabas têm acesso aos dados detalhados sobre a gestão orçamentária e financeira do Estado, permitindo um maior controle social. Além disso, a publicação promove a transparência na administração pública, um princípio fundamental para o fortalecimento da democracia”, ressaltou.

A publicação do RREO é um compromisso da Sefaz com a transparência e com a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, conforme pontuou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benício Costa. “A transparência e a responsabilidade são dois dos pilares fundamentais da nossa gestão. Publicar o Relatório Resumido da Execução Orçamentária é uma forma de o Governo do Estado reforçar o compromisso com o uso responsável dos recursos públicos, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população capixaba”, salientou.

O RREO referente ao 3º bimestre está disponível no site da Sefaz, em: https://internet.sefaz.es.gov.br/contas/contabilidade/leirf/index.php

Cintia Bento Alves
cintia.alves@sefaz.es.gov.br