21/06/2021 10h42 - Atualizado em 21/06/2021 10h41

Rede de Líderes da Sefaz é case de sucesso em Fórum Nacional de Transferências da União

A Rede de Líderes Públicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) foi escolhida como um dos exemplos de boas práticas no VI Fórum Nacional de Transferências da União. O evento, que é organizado pelo Ministério da Economia, prevê diversas palestras para debater sobre repasses de recursos da União para Estados e Municípios entre os dias 21 e 25 de junho. O consultor do Tesouro Estadual, Eduardo Araujo, ministrará uma palestra para explicar sobre o projeto estadual.

A iniciativa da Sefaz reúne, atualmente, 170 servidores públicos de órgãos estaduais e municipais. Os encontros quinzenais ocorrem em formato de videoconferência e possibilita a capacitação técnica gratuita a diversos gestores municipais, em temas relacionados à elaboração de projetos e de legislação na área de captação de recursos. Há também a troca de experiências entre os profissionais nas redes sociais. A Sefaz encaminha periodicamente atualizações aos participantes sobre normas e editais de oportunidades de obtenção de recursos para financiamento de projetos locais.

"A aproximação com gestores municipais é uma das prioridades da nossa gestão na Sefaz. Essa iniciativa da Rede de Líderes é uma das formas que temos utilizado para levar conteúdo técnico relevante para servidores municipais que atuam na área de finanças públicas", comenta o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

O consultor do Tesouro, Eduardo Araujo, explica os avanços do projeto. "A missão da Sefaz nessa rede é conectar pessoas. Nosso canal com vídeos educativos cresce a cada mês e já conta com 2.000 participantes. A gente observa que gestores estão esclarecendo dúvidas que até então limitavam o recebimento de recursos. As interações diárias dos membros têm encorajado esses profissionais a apresentar mais projetos de melhoria de serviços públicos locais."

Saiba mais

O VI Fórum Nacional de Transferências da União é um evento on-line, que será realizado entre os dias 21 e 25 de junho. Na programação do evento, a nova Lei de Licitações e a transformação digital são destaques.

O Fórum é voltado para profissionais que atuam nas áreas de gestão e controle. Entre eles, estão servidores, colaboradores e membros de órgãos e instituições públicas e privadas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também é direcionado aos representantes de organizações da sociedade civil, entidades municipalistas e demais interessados.

Na pauta do encontro também está o fortalecimento da governança pública no Poder Executivo; aprimoramento na execução de políticas públicas; inovações tecnológicas e normativas sobre transferências de recursos na Plataforma +Brasil

As inscrições já estão abertas. É só preencher o formulário em https://bit.ly/2TAuVbv. A participação será virtual, com direito à emissão de certificado.

Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511/ 3347-5128