03/03/2023 11h12

Programa Qualidade de Vida da Sefaz vai criar Brigada de Incêndio para atuar no prédio

O Programa Qualidade de Vida da Secretaria da Fazenda (Sefaz) pretende criar uma Brigada de Incêndio com os servidores para atuar no prédio em casos de necessidade. Uma das atividades iniciais foi uma palestra realizada, nesta semana, sobre a importância da existência da Brigada.

A facilitadora da palestra foi a capitã Andresa, do Corpo de Bombeiros, que alertou sobre a importância da existência da Brigada. Durante sua fala, também detalhou fatos cotidianos que podem causar graves acidentes, por descuido, mau uso de equipamentos e/ou desconhecimento da forma adequada para lidar com uma situação de incêndio.

“Nossa ideia é criar um grupo que contenha representantes de todos os andares para formar a Brigada. Agora, vamos contratar um Curso para preparar a Brigada. Já estamos em contato com o Centro de Ensino para a Formação da Brigada, no Corpo de Bombeiros, e temos posse da norma NT07 que regulamenta as brigadas”, disse a subgerente de Treinamento e Desenvolvimento da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito.

De acordo com o subgerente de Administração de Recursos Humanos, Eduardo Carvalho, a ideia de criação do grupo surgiu durante reuniões do Programa Qualidade de Vida da Sefaz e foi abraçada prontamente pela importância da proposta.

“Ter pessoas preparadas para atuar em momentos de desespero, por exemplo, é muito importante para que consequências negativas sejam amenizadas. Entre suas principais obrigações está agir com segurança e equilíbrio em um momento de pânico”, comentou Carvalho.

Atuação

O brigadista atuará na prevenção e no combate ao incêndio. A ele, caberá a responsabilidade de organizar abandono da área e primeiros socorros, de modo ordeiro, para evitar outros tipos de acidentes e utilizar de maneira adequada os equipamentos disponíveis, como extintores de incêndio, tendo em vista que existem vários tipos para cada ocorrência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5511
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard