03/08/2023 15h27 - Atualizado em 03/08/2023 15h28

Parceria entre Sefaz e Hemoes já resultou em mais de 180 doações de sangue

O subgerente de Administração de Recursos Humanos da Sefaz, Eduardo Pereira de Carvalho, participa das ações desde a primeira edição.

As campanhas de doação de sangue realizadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado (Hemoes) já resultaram em mais de 180 bolsas de sangue coletadas. Nesta quinta-feira (03), na 6ª edição da ação solidária, 32 servidores da Sefaz e da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participaram da doação no edifício Aureliano Hoffman, sede das secretarias, em Vitória.

“Os servidores têm se mostrado muito solidários. Além da doação de sangue, já fizemos, também em parceria com o Hemoes, a campanha para cadastro de doação de medula, com o mesmo sucesso”, comemorou a subgerente de Treinamento e Desenvolvimento da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito, que ajudou a organizar a campanha realizada por meio do Programa Qualidade de Vida.

O subgerente de Administração de Recursos Humanos da Sefaz, Eduardo Pereira de Carvalho, participa das ações desde a primeira edição, e desta vez não foi diferente: agendou e compareceu para fazer a doação. “A doação de sangue é um ato de solidariedade com o próximo. Ajudamos aqueles que estão necessitando, contribuindo para salva vidas”, destacou.

Cada bolsa de sangue pode ser utilizada por até quatro pacientes após passar por um processo de fracionamento dos componentes do sangue. A médica do Hemoes de Vitória Belisa Sossai explicou que a unidade da Capital necessita de 100 a 130 doações por dia para atender à demanda. “As campanhas são importantes para manter o estoque abastecido. O ideal seria termos pelo menos três mil doações por mês, mas é difícil atingir esse número. Em junho, que foi um mês com muitas doações, por causa da campanha ‘Junho Vermelho’, tivemos 2,9 mil doadores”, ressaltou.

Para doar

Para participar desta corrente solidária e agendar uma ação do Programa de Coleta Externa do Hemoes na sua empresa ou órgão público é muito fácil: basta preencher um formulário de solicitação e enviar por e-mail.  As campanhas podem ser realizadas com a unidade móvel (ônibus) ou com cadeiras portáteis tipo “cadeiras do papai”, em local previamente aprovado pela equipe do Hemoes.

Também é possível agendar a sua doação individual, escolhendo data e hora para ser atendido nas unidades do Hemoes de Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus. Todo o passo a passo sobre os procedimentos necessários para agendar os dois tipos de coleta, e também as informações sobre quem pode doar, estão disponíveis no site do Hemoes: www.hemoes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard