30/09/2021 11h31

Oficina pedagógica ‘Vendinha Capixaba’ faz ação em Cariacica

A Oficina Pedagógica "Vendinha Capixaba", do Núcleo de Educação Fiscal (NEF) da Secretaria da Fazenda (Sefaz), foi realizada, na última semana, no município de Cariacica. A ação fez parte do encerramento do projeto integrador de ensino "Alfabetização, Letramento e Matemática: Cidadania e Educação Fiscal", desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Pautila Rodrigues Xavier.

Um dos objetivos desse trabalho pedagógico foi incorporar a educação fiscal à vivência curricular desde as séries iniciais, de forma transversal. "Dessa forma, tematizamos a função social do tributo, com vistas à formação da consciência tributária do aluno, como pressuposto fundamental para o exercício da cidadania", informou o diretor da escola, Wellington Alves dos Santos.

"Levando esse assunto de forma lúdica às escolas, por meio da 'Vendinha Capixaba', nós contribuímos na formação de cidadãos mais conscientes para a importância socioeconômica dos tributos", disse o coordenador do NEF, o auditor fiscal Thiago Duarte Venâncio.

Garantindo todos os protocolos sanitários necessários, a equipe do NEF, representada pelo professor Arthur Viana e pela professora Débora Scherrer Viana Mendes, utilizou materiais descartáveis, filmes e palestras interativas, realizando o evento em quatro momentos no turno vespertino e dividindo as duas turmas em quatro grupos, conforme já funcionava o regime híbrido da escola.

Ensino a Distância

Durante a realização da atividade, a escola recebeu a visita da superintendente Regional de Educação de Cariacica, Carolina Julia Pinto dos Santos, que se colocou à disposição para, com o NEF, divulgar e sugerir junto aos dirigentes escolares a realização deste trabalho nas unidades escolares desta superintendência educacional.

Como sugestão, o professor Arthur Viana destacou que a Sefaz, por meio do Programa Estadual de Educação Fiscal (PEEF) e do NEF, desenvolveu o Curso "Disseminadores de Educação Fiscal", na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com o objetivo de que os conhecimentos sobre educação fiscal continuassem à disposição dos profissionais do magistério capixaba.

Para ter mais informações sobre o Curso “Disseminadores de Educação Fiscal” basta enviar um e-mail para nef@sefaz.es.gov.br.

Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato
(27) 3347-5511/(27) 3347-5128