10/01/2024 17h49 - Atualizado em 11/01/2024 11h16

Novos membros do Conselho Estadual de Recursos fiscais tomam posse

Os novos conselheiros do Conselho Estadual de Recursos Fiscais (CERF) para o biênio 2024/2025 tomaram posse nesta quarta-feira (10), em evento na sala de sessões do Conselho, na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Órgão de deliberação coletiva, compete ao CERF julgar em última instância administrativa os recursos das decisões sobre lançamento de tributos e penalidades por infração à legislação tributária.

O Conselho é composto por 24 conselheiros, quatro procuradores, um presidente e uma secretária-executiva. São 16 conselheiros titulares e dois procuradores titulares, divididos em duas Câmaras de Julgamento, além de oito conselheiros e dois procuradores suplentes. Cada Câmara é composta por oito membros, sendo quatro representantes da Sefaz e quatro representantes das Federações/OCB-ES.

Estiveram presentes na posse auditores fiscais e gestores da Sefaz, além de representantes das Federações/OCB-ES que compõem o Conselho e o procurador-geral em exercício da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Rafael Induzzi Drews. O auditor fiscal e presidente do Conselho Estadual de Recursos Fiscais, Sergio Pereira Ricardo, apresentou os resultados alcançados pela entidade no último ano.

“Em 2023, o CERF julgou 623 recursos, analisando processos com valores totais de cerca de R$ 1,4 bilhão. Em dez anos, o tempo médio entre a lavratura do auto de infração e o julgamento em segunda instância caiu 62,8%. Ou seja, ganhamos agilidade e também qualidade nas decisões. Agradeço aos conselheiros cujo mandato se encerrou em dezembro e dou as boas-vindas aos novos membros do Conselho. Tenho certeza que cumprirão seu dever com sabedoria e imparcialidade, como a sociedade merece e espera”, destacou Sergio Pereira Ricardo.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, observou que o trabalho do Conselho está em constante evolução. “Os números são expressivos e mostram que estamos no caminho certo para a prestação de um serviço de excelência ao contribuinte. E são as pessoas que fazem isso acontecer, os conselheiros, procuradores e os auditores fiscais. O compromisso do CERF e da Sefaz é com o cidadão e os resultados são uma consequência dessa postura. O trabalho desenvolvido atualmente na Sefaz é motivo de orgulho para os capixabas, por ser referência para o País”, ressaltou Benicio Costa.

O Conselho

O Conselho Estadual de Recursos Fiscais é um órgão de deliberação coletiva, de classificação especial no nível de direção superior da estrutura organizacional básica da Sefaz, subordinado ao secretário de Estado da Fazenda, com jurisdição em todo o território do Estado, e atribuições previstas na Lei Complementar nº 225, de 08 de janeiro de 2002.

Os representantes da Sefaz são escolhidos pelo secretário da Fazenda, entre os auditores fiscais mais experientes. Os das federações são indicados em listas tríplices encaminhadas pelas respectivas federações e escolhidos pelo governador do Estado.

Confira os nomes dos conselheiros e as respectivas representações para o biênio 2024/2025:

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz)

Adaiso Fernandes Almeida
André Luiz Figueiredo Rosa
Arthur Carlos Teixeira Nunes
Bismarck Jaime de Menezes
Érika Jamile Demoner
Jonathas de Oliveira Cerqueira
José Adenis Pessin
Luiz Cláudio Nogueira de Souza.

Benicio Suzana Costa
Hudson de Souza Carvalho
Lívia Delboni Lemos
Thiago Duarte Venâncio

Representantes da Federação da Agricultura do Estado (Faes)

João de Amaral Filho
Maria Christina Alvarenga de Araújo

Karla Renata Braz de Assis

Representantes da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio)

Diana Toledo Sarmento
Paula Antonela Vieira Pinto

Roberto Schulze

Representantes da Federação das Indústrias do Estado (Findes)

Thiago de Souza Pimenta
Thiago Nader Passos

Thiago Carvalho de Oliveira

Representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES)

Arlan Simões Taufner
Victor Henrique Ribeiro Lima

Suplente

Elizabeth da Silva Barcelos.

Cintia Bento Alves
cintia.alves@sefaz.es.gov.br