25/05/2023 10h01

No Dia do Respeito ao Contribuinte, Sefaz implementa programa ‘Atendimento Mais’

O programa é uma iniciativa da Gerência de Atendimento ao Contribuinte, da Sefaz.

Nesta quinta-feira (25), o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) lança mais uma importante ferramenta de melhoria dos serviços prestados pelo órgão da Receita Estadual: o “Atendimento Mais". O programa, inédito entre os Fiscos do País, consiste na realização do pós-atendimento aos contribuintes que utilizam os serviços das agências físicas e virtual da Receita e do canal Fale Conosco.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, ressaltou que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que buscam o aperfeiçoamento na relação entre o Fisco e a sociedade. “A obtenção de feedback dos cidadãos visa a entender melhor suas necessidades e, a partir disso, promover os avanços necessários. Implementar uma cultura voltada para ouvir o cidadão ajuda a direcionar o futuro da instituição e a fortalecer a confiança na administração pública”, destacou.

De acordo com o auditor fiscal e gerente de atendimento ao contribuinte da Sefaz, Pedro Gomes de Sá Junior, o processo funcionará por meio de um contato direto com os cidadãos que tenham passado por um dos canais de atendimento da instituição. A escolha vai passar por critérios técnicos elaborados pelos gestores das áreas envolvidas, de modo a imprimir imparcialidade na efetivação.

“O Programa ‘Atendimento Mais’ é um exemplo do esforço contínuo da Receita Estadual para imprimir eficiência na sua atuação”, observa o auditor. A implementação do programa envolve as seguintes etapas: obtenção de diagnóstico; avaliação dos resultados; realização de treinamentos para a equipe; e implementação das novas práticas.

Diferencial na gestão

A auditora fiscal e chefe da Agência da Receita Estadual de Vitória, Natália Souza, reforçou que a modalidade de pós-atendimento ativo, ou seja, aquela em que é o agente público quem procura o cidadão, funciona como um ingrediente diferencial dentro da gestão pública.

“Os contribuintes podem manifestar sua opinião e, assim, vamos identificar nossos pontos de melhoria no trabalho do dia a dia, diminuindo a distância entre o que o órgão tem feito e o que a sociedade deseja”, pontuou Natália Souza.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard