30/08/2023 12h06

Gerência Fiscal realiza seminário para debater resultados e tendências para área de fiscalização

A Gerência Fiscal (Gefis) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou, nesta quarta-feira (30), uma manhã de debates com os auditores fiscais que atuam na área. O 1º Seminário da Gerência Fiscal foi realizado no formato híbrido (presencial e on-line), proporcionando a participação de servidores que atuam no interior do Estado.

Durante as discussões, foram tratados temas, como Organização da Gerência Fiscal, Autos de Infração e Tendências na Área de Fiscalização. O auditor Fiscal Lucas Calvi, gerente fiscal da Sefaz, explicou que os objetivos do encontro foram apresentar os resultados alcançados pela fiscalização e alinhar os procedimentos e ações para aprimorar a atuação, além de garantir maior efetividade e eficácia das ações fiscais no Estado.

“A análise dos indicadores de desempenho que acompanhamos continuamente demonstram que, por meio da adoção de boas práticas, ao longo dos últimos anos, a Gefis tem aperfeiçoado a atuação. Com isso, alcançamos melhores resultados e aumentamos a eficiência das ações fiscais”, destacou Lucas Calvi.

O subsecretário de Estado da Receita Estadual, o auditor fiscal Thiago Venâncio, ressaltou que a Gefis desempenha um papel fundamental para o combate à sonegação e para assegurar o equilíbrio fiscal do Estado.  “Momentos de debate como esse são fundamentais para que toda a equipe esteja alinhada em torno dos objetivos previstos no planejamento da área e para que tenhamos sucesso na execução das ações”, disse o subsecretário. 

Vinculada à Subsecretaria da Receita Estadual, a Gerência Fiscal tem como missão o planejamento, programação, orientação, controle e avaliação das ações de fiscalização em estabelecimentos e no trânsito de mercadorias no Estado.

As diretrizes da Gerência Fiscal são baseadas na análise de dados e informações tributário-fiscais, que fornecem os elementos necessários ao planejamento das ações fiscais e à elaboração de roteiros e de programas de fiscalização, com o objetivo de estimular o cumprimento voluntário de obrigações tributárias por parte dos contribuintes, além de combater a sonegação fiscal e estabelecer a justiça fiscal no ICMS.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard