20/11/2023 12h12 - Atualizado em 20/11/2023 12h13

Espírito Santo recebe a 58ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef)

A reunião contará com mais de 100 participantes das Secretarias de Fazenda dos estados, do Ministério da Fazenda e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Espírito Santo vai receber a 58ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), que acontecerá nestas quarta-feira (22), quinta-feira (23) e sexta-feira (24), no auditório do Hotel Sheraton, em Vitória.

Criada no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a Cogef tem o objetivo de coordenar e harmonizar os aspectos técnicos dos programas de modernização da gestão fiscal dos estados e do Distrito Federal, além de promover o desenvolvimento de ações de cooperação e integração entre os fiscos, bem como o compartilhamento de soluções e produtos, o intercâmbio de experiências e a gestão do conhecimento.

A reunião contará com mais de 100 participantes das Secretarias de Fazenda dos estados, do Ministério da Fazenda e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia o Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco).

Nesta quarta-feira (22), primeiro dia do evento, a programação será toda voltada para o tema tecnologia da informação e estudos das finanças estaduais, abordando questões como a utilização de sistemas de inteligência analítica na gestão de processos e em ações de fiscalização.

Já na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24), as palestras e apresentações trarão temas relacionados ao aperfeiçoamento do atendimento ao contribuinte e a eficiência na gestão financeira e fiscal. Exemplos bem-sucedidos de boas práticas adotadas pelos fiscos estaduais no planejamento e na execução de políticas públicas também serão apresentados.

"A realização da reunião da Cogef em Vitória é uma oportunidade para promovermos a melhoria contínua da gestão fazendária, por meio das discussões e do intercâmbio de boas práticas. Além disso, poderemos apresentar para representantes das administrações fazendárias de todo o País a nossa experiência como Estado que se mantém há 12 anos consecutivos Nota A na avaliação sobre a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”, ressaltou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.

O consultor do Tesouro Estadual e coordenador do Profisco II no Estado, Tiago Roque, lembrou a importância do programa, que destinará cerca de R$ 200 milhões para ações de modernização da gestão fazendária e aperfeiçoamento da gestão financeira no Espírito Santo, com financiamento do BID e contrapartida do Estado. São 15 projetos que começaram a ser desenvolvidos em junho de 2022 e serão executados ao longo de cinco anos.

“São projetos que trarão ainda mais eficiência na administração das receitas e despesas do Governo Estadual, bem como maior assertividade na gestão fiscal, modernizando processos e ações de fiscalização. Esses temas, que interessam a gestores de todo o País, serão debatidos durante a reunião da Cogef”, destacou Tiago Roque. 


CLIQUE AQUI  para ver a programação completa da reunião. 

Serviço

58ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef)

Local: Hotel Sheraton Vitória 
Data: 22 A 24 de novembro 
Site oficial do evento: www.cogef.sefaz.es.gov.br
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard