09/10/2025 17h09

Espírito Santo participa do 85º Encontro Nacional do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Subsecretaria do Tesouro Estadual, participou do 85º Encontro Nacional do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados (Gefin), realizado nos dias 29 e 30 de setembro, em Porto Alegre (RS). O evento contou com a presença de representantes dos 27 Estados da Federação e do Distrito Federal.

O Gefin é um fórum técnico vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os responsáveis pela administração financeira dos Estados com o objetivo de debater, avaliar e propor soluções conjuntas para temas relacionados à gestão fiscal, contabilidade pública, dívida pública e sustentabilidade das finanças estaduais.

Durante o encontro, foram discutidos assuntos estratégicos como sustentabilidade fiscal, cenário macroeconômico, dívida pública, precatórios, e-social, regularidade fiscal e fundos soberanos, além do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e dos impactos da Reforma Tributária sobre as administrações financeiras estaduais.

Representaram o Espírito Santo os consultores do Tesouro Estadual Daniel Corrêa, subsecretário do Tesouro Estadual; Marco Antônio Rocha Lima Guilherme, gerente de Política Fiscal; Alan Johanson, gerente de Contabilidade Pública; Marcos Monte Mor Rangel, gerente de Finanças; e Alexandre Viana Gebara, gerente de Fundos e Projetos.

O subsecretário do Tesouro Estadual, Daniel Corrêa, destacou a importância do Gefin como espaço de cooperação entre os entes federativos.

“O Gefin é um ambiente essencial para construirmos, de forma coletiva, um cenário fiscal mais sustentável e favorável para os Estados. Neste encontro, destaco a ampla divulgação das notas da Capag, um importante instrumento de avaliação fiscal dos Estados; as discussões sobre fundos soberanos e o Propag, que prevê uma revisão aprimorada dos termos das dívidas contraídas por Estados e o Distrito Federal com a União; e a permanente análise dos impactos da Reforma Tributária sobre as administrações financeiras estaduais”, ressaltou Daniel Corrêa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

Tópicos:
Gefin
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard