26/01/2023 10h06

Espírito Santo bate recorde de abertura de novas empresas em 2022

O Espírito Santo bateu um novo recorde no número de abertura de novas empresas da última década. Em 2022, foram abertas 18.878 empresas no Estado, uma média de 1.560 por mês. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), nesta quinta-feira (26).

"O empreendedor se sente muito seguro diante de um ambiente de negócios tão próspero que, ao longo dos anos, temos criado no Espírito Santo. Esse recorde deve-se, entre outras causas, à modernização que estamos promovendo na Junta Comercial", disse o presidente da Junta Comercial, Paulo Meneguelli.

Meneguelli acrescenta: “juntamente com os demais órgãos que cuidam do arranjo de negócios, temos buscado tornar o ambiente empresarial cada vez mais competitivo no Estado. Os números indicam que estamos no caminho certo.”

Somente no mês de dezembro de 2022, 1.369 novas empresas foram abertas no Estado. Em agosto, foi registrado o melhor mês para a abertura de novas empresas do ano com 1.858 aberturas.

Facilidades

Para facilitar ainda mais as atividades de quem pretende abrir uma empresa, a Junta Comercial modernizou o site oficial. No novo ambiente virtual da Jucees, os interessados conseguem acessar de forma rápida as legislações vigentes, documentos e formulários necessários para a abertura de empresas, além de contar com o auxílio da assistente virtual desenvolvida pela Junta Comercial do Espírito Santo, a Juju.

Além disso, desde 2021, temos exatamente 620 atividades econômicas, consideradas de baixo risco. Elas estão dispensadas/isentas da obrigatoriedade de licenciamento em atos públicos de liberação estaduais. Dessa forma, o empreendedor poderá iniciar as atividades, logo após obter o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica (CNPJ), emitido pelo órgão responsável.

Seguindo as diretrizes de desburocratização e de liberdade econômica, o Governo do Estado publicou o decreto instituindo a listagem com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) das atividades econômicas de baixo risco, que não estão mais sujeitas ao licenciamento em seu âmbito.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5511
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard