23/10/2023 14h15

Entidades que atuam na prevenção e combate ao câncer já receberam R$ 629 mil do Nota Premiada Capixaba

Neste mês de outubro, quando é realizada a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Nota Premiada Capixaba realizará o seu 22º sorteio

O Nota Premiada Capixaba, que realizará o seu 22º sorteio neste mês de outubro, em que acontece a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, já alcançou R$ 629.936,45 em recursos destinados a apoiar entidades que atuam na prevenção e tratamento dos diversos tipos da doença. O programa, que tem o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância da emissão do documento fiscal, destina recursos para instituições filantrópicas cadastradas, escolhidas pelos ganhadores dos prêmios mensais sorteados.

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI), de Vitória, recebeu até o momento R$ 419.488,50; Já a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) – Hospital Santa Rita, de Vitória, recebeu R$ 151.834,17; e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro (GAPCCI), de Cachoeiro de Itapemirim, R$ 58.613,78.

“Ao se cadastrar no Nota Premiada Capixaba o cidadão também ajuda a fazer o bem, destinando recursos a quem mais precisa. Esse é um lado social do programa muito interessante, pois possibilita que essas instituições continuem prestando esse relevante serviço para a população. Temos hoje 158 entidades sociais cadastradas”, explicou o subsecretário da Receita Estadual, o auditor fiscal Thiago Venâncio, lembrando que o programa já destinou aproximadamente R$ 5 milhões às instituições.

No caso da AFECC, entidade com 70 anos de atividade e mais de 300 voluntários que atuam na promoção do bem-estar de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento de casos de câncer no Hospital Santa Rita, os recursos financeiros recebidos por meio do Programa Nota Premiada Capixaba possibilitaram a distribuição de 19.700 pacotes de fraldas geriátricas entre fevereiro de 2022 e agosto de 2023, beneficiando 2.799 pacientes em tratamento ambulatorial de câncer.

A doação de fralda geriátrica faz parte do Programa de Assistência Integrada (PAI), que presta assistência social aos pacientes da AFECC em situação de risco social.  “A AFECC concede diversos benefícios sociais proporcionando assistência humanizada aos pacientes do SUS em tratamento na instituição. Agradecemos a todas as pessoas que se cadastraram no Programa e que indicaram a AFECC como entidade que desejam apoiar”, destacou a presidente da entidade, Marilucia Dalla.

Como funciona?

Ao se cadastrar no programa, o cidadão escolhe uma das entidades sociais sem fins lucrativos cadastradas para apoiar. Caso seja sorteado, a instituição indicada recebe o valor equivalente a 50% da sua premiação. Assim, caso o cidadão seja premiado em R$ 20 mil, a entidade por ele indicada receberá R$ 10 mil.

Além da premiação por sorteio, as entidades fazem jus também a rateios mensais de acordo com o índice de engajamento social. Ou seja, as instituições com maior número de apoiadores recebem um valor maior.

São quatro sorteios mensais por região (Metropolitana, Norte e Sul): um no valor de R$ 20 mil, dois de R$ 5 mil e um de R$ 2,5 mil, totalizando 12 prêmios por mês; e um anual, especial, no valor de R$ 100 mil por região.

Para concorrer não é necessário cadastrar as notas fiscais. Basta fazer o cadastro uma única vez no site do programa (www.notapremiadacapixaba.es.gov.br), informando o CPF e outros dados de identificação. Os cupons para concorrer aos sorteios são gerados automaticamente cada vez que é informado o CPF do cidadão durante uma compra (cada R$ 1 em compras vale um ponto, e a cada 50 pontos é gerado um cupom para concorrer).

Mais detalhes sobre o programa podem ser conferidos no site www.notapremiadacapixaba.es.gov.br e também na seção de perguntas e respostas do Fale Conosco da Sefaz, em https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco

Cintia Bento Alves
cintia.alves@sefaz.es.gov.br