08/03/2024 14h16

Em ação alusiva ao Dia da Mulher, equipe de auditoras fiscais realiza fiscalização em shopping

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, nessa quinta-feira (07), uma ação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08). Uma equipe exclusivamente feminina, formada por 12 auditoras fiscais, realizou diligências em lojas localizadas em um shopping de Vitória, para verificação de regularidade dos dados cadastrais e dos meios de pagamento utilizados pelos estabelecimentos comerciais.

Foram 12 empresas fiscalizadas, entre lojas de vestuário e calçados, lanchonetes, restaurantes e joalheria. O foco não se limitou apenas à verificação de regularidade cadastral, mas também abrangeu os métodos de pagamento adotados, com especial atenção para a utilização do Pix vinculado a CPFs ou a outros estabelecimentos comerciais.

A operação resultou na apreensão de duas máquinas de cartões de crédito, dispositivos essenciais para a realização de transações comerciais, mas que, quando utilizados de forma irregular, podem facilitar a ocorrência de fraudes fiscais. Além disso, três estabelecimentos enfrentarão bloqueios de suas atividades por irregularidades, como a operação de outra empresa no local cadastrado.

“Essas práticas comprometem a transparência e a concorrência leal.  A diligência teve também caráter informativo para esclarecer aos comerciantes sobre as regras que devem ser seguidas quanto à regularidade de meios de pagamento (Pix, Picpay, débito e crédito, entre outros), disponibilizados aos clientes em suas transações comerciais”, explicou a auditora fiscal Layse Tavares, que participou da ação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard