23/03/2023 16h32 - Atualizado em 24/03/2023 10h37

Consumidores do Espírito Santo poderão conferir procedência do galão de água

Os consumidores do Espírito Santo que utilizam galões de água mineral, natural, artificial ou adicionada de sais poderão conferir a procedência do galão de água. É que a partir do dia 9 de abril passa a vigorar no Estado a obrigatoriedade do Selo Fiscal de Controle e Procedência para empresas ou para quem comercializa água mineral.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, afirma que a instituição do selo fiscal possibilita ao consumidor o conhecimento da procedência da água que está sendo comprada e a origem do produto. “Dessa forma será possível garantir o controle da produção. Queremos combater a concorrência desleal de empresas envasadoras irregulares e garantir o devido recolhimento do ICMS”, disse.

O auditor fiscal Kaio Lages explica que o uso do selo exigido atingirá os vasilhames retornáveis com volume igual ou superior a 20 litros, ainda que proveniente de outra Unidade da Federação. “É responsável pela afixação do selo o estabelecimento industrial envasador, além de ser responsável pelo imposto e multa quem comercializa os vasilhames sem a afixação ou com a afixação incorreta do selo”, detalhou.

Kaio complementa: “Vamos fiscalizar tanto por meio de ações de campo da Receita Estadual quanto em auditorias planejadas com a base de dados da Receita. Além disso, o próprio cidadão terá a possibilidade de averiguar a autenticidade do selo e se certificar da procedência da água”, pontuou.

Seguindo o passo a passo abaixo, o consumidor conseguirá atestar a autenticidade do selo:

1 – Utilize a primeira letra do código do selo para identificar a Gráfica responsável;

2 – Em seguida, entre no endereço de verificação da gráfica clicando nos links: 
Selo TIPO I e Selo TIPO V

3 – Raspe o local indicado do selo;

4 – Insira o código do selo, o código da raspadinha e clique em “consultar”.

Canal de denúncias

O selo fiscal de controle e procedência da água representa importante garantia de segurança alimentar à população capixaba. É do interesse de toda a coletividade a sua fiscalização.

Caso encontre situações de desconformidade com a legislação, como a venda de galões sem selo ou selos com indícios de irregularidade, denuncie pelo Fale Conosco da Receita Estadual, opção “denúncia fiscal”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5511
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard