06/10/2021 11h40

Cônsul-geral do Reino Unido mostra possibilidades de parcerias em webinário da Sefaz

O cônsul-geral do Reino Unido, Simon Wood, apresentou as possibilidades de parcerias para os participantes do webinário "Brasil e Reino Unido: oportunidades de parcerias para transição energética e sustentabilidade no Espírito Santo". O evento foi organizado pela Rede de Líderes Públicos, da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O encontro aconteceu de maneira virtual e está disponível no canal da Rede de Líderes no YouTube. Clique AQUI para assistir.

Na abertura do webinário, o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, destacou o grande número de participantes inscritos, mais de 600, e também a atuação da Rede de Líderes. "Tenho certeza que debater oportunidades de negócios para a transição energética no Espírito Santo vai ser muito importante, não só para nós aqui no Estado, mas para todos que vão acompanhar o debate. A agenda da sustentabilidade ambiental é muito importante para o Governo do Espírito Santo e a Sefaz é parceira nesse debate", pontuou.

O cônsul-geral do Reino Unido agradeceu a presença dos participantes, entre eles representantes de diversos estados, e enfatizou o interesse em fortalecer os laços do Reino Unido com os governos subnacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil.

Simon Wood destacou um dos principais tópicos que promove o crescimento limpo e sustentável e citou como exemplo a geração de energia eólica offshore. "As torres eólicas offshore já representam cerca de 10% da energia residencial no Reino Unido. O Espírito Santo, ao lado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, tem potencial para desenvolver e utilizar essa tecnologia", destacou.

Ele lembrou também da existência de programas para capacitar produtores brasileiros que queiram exportar para o Reino Unido, além de outros ciclos de programas disponibilizados pela embaixada.

Também participaram do evento o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Espírito Santo, Paulo Wanick; presidente do Sindicato das Empresas de Obras Públicas e representante da Federação das Indústrias do Estado, Gustavo Barbosa; representante do ES em Ação, Luciano Gollner; e a subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo.

Rede de Líderes

O coordenador da Rede de Líderes, o consultor do Tesouro Estadual, Eduardo Araujo, comemorou o sucesso do encontro. "É uma satisfação muito grande ver que diferentes setores do Governo Estadual e da sociedade civil estão caminhando no mesmo sentido. Hoje, contamos com a presença de pelo menos um representante em cada município capixaba que está em busca de conhecimento e de oportunidades para melhorar os serviços públicos locais", disse Araujo.

"Ficamos muito felizes com a participação do cônsul-geral do Reino Unido, Simon Wood, nesse projeto e tenho certeza que esse encontro promovido pela Rede de Líderes vai gerar muitos bons frutos", acrescentou.

Wood também se mostrou muito satisfeito por participar do encontro. "Estou no Brasil há cerca de quatro anos e meu objetivo não mudou neste tempo: fortalecer laços e negócios entre Reino Unido e Brasil. Por isso, fiquei muito feliz com o convite do Estado do Espírito Santo em apresentar as nossas oportunidades de parcerias, principalmente nas áreas de economia verde e crescimento limpo. Estamos bastante animados em seguir com esse diálogo e ampliar as colaborações britânico-capixabas", afirmou Simon Wood.

alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br