21/02/2022 11h15 - Atualizado em 22/02/2022 16h49

Candidatos realizam provas para consultor do Tesouro Estadual da Sefaz

Foram realizadas, nesse domingo (20), as provas do concurso público para o cargo de consultor do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Os candidatos responderam questões objetivas e discursivas das áreas de Ciências Contábeis e Econômicas. As provas foram aplicadas pela Fundação Getúlio Vagas (FGV), para os 1.942 candidatos inscritos no concurso.

As provas objetivas para avaliação de conhecimentos básicos incluíram 120 questões das áreas de português, matemática financeira, estatística, finanças públicas, orçamento público, direito administrativo, constitucional e tributário. Já a prova de conhecimentos específicos de ciências contábeis abordou questões sobre contabilidade geral, pública e contabilidade de custos, enquanto a área de formação ciências econômicas abordou questões de microeconomia e macroeconomia. O certame também teve prova discursiva com análise de situações concretas sobre cada área de formação.

"Todo o processo de avaliação ocorreu conforme o cronograma, sem intercorrências ou atrasos. Os candidatos relataram nível de dificuldade elevado das questões formuladas pela FGV. Mas esse tipo de cobrança já era esperado, tendo em vista o grau de qualificação técnica desejado no trabalho de gestão de finanças públicas do Estado", comentou o consultor do Tesouro Estadual e presidente da Comissão organizadora do Concurso, Eduardo Araujo.

A expectativa é que os candidatos tenham acesso ao gabarito preliminar da prova objetiva nesta terça-feira (22). Já a divulgação das notas dos candidatos da parte objetiva deve ocorrer em março, enquanto a prévia do resultado da prova discursiva está programada para o começo de abril. O resultado definitivo do concurso está previsto para ser divulgado em 28 de abril.

A próxima etapa do processo seletivo é a avaliação de títulos. Os candidatos deverão encaminhar, por meio de endereço eletrônico, certificados e diplomas de conclusão de cursos de pós-graduação lato senso, mestrado e doutorado na área de formação que concorrem. O edital de convocação como todas as orientações sobre essa etapa está previsto para ser publicado no dia 23 de março.

"O Estado do Espírito Santo é referência nacional na gestão das finanças públicas devido ao trabalho realizado pelos consultores do Tesouro Estadual. A expectativa é que o ingresso desses novos profissionais contribua para avançarmos ainda mais na condução das finanças, orçamento e da contabilidade público do Estado", disse o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.