23/12/2021 10h54

Campanha de Doação de Sangue da Sefaz mobiliza de servidores a gestores

Dezesseis bolsas de sangue foram coletadas na Campanha de Doação de Sangue da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A ação foi realizada nesta semana e contou com a participação de servidores, inclusive, de gestores da Secretaria. 

"Para nós foi muito importante a participação de todos, mas destaco o engajamento dos gestores, pois é uma atitude que demonstra que todos estão juntos e se envolvendo nos gestos solidários realizados pela Subgerência de Treinamento e Desenvolvimento", destaca a subgerente Maria da Penha Zanoni Brito.

Dentre os gestores estão dois subsecretários, um deles que pela primeira vez doou sangue. "Fico muito feliz pela oportunidade de contribuir com as pessoas com um gesto tão simples, mas que com certeza significará muito para as pessoas que vierem a precisar", contou o subsecretário da Receita Estadual, Benício Costa.

Diferente de Benício, o subsecretário Bruno Nardotto já doa sangue há muito tempo, mas com a pandemia e muitas demandas no trabalho está há algum tempo sem doar. "Foi com muita satisfação que participei da campanha. Ter essa possibilidade no ambiente de trabalho é um grande facilitador, pois muitas pessoas deixam de doar por conta do deslocamento", disse. 

Nardotto acrescenta: "A campanha é muito importante, principalmente, neste mês de dezembro, pois as estatísticas históricas apontam para um aumento de demanda no banco de sangue nesse período."

Próximas edições

Para o próximo ano, a Sefaz planeja fazer mais três edições da Campanha de Doação de Sangue, num período de distância de quatro meses entre uma e outra. 

De acordo com o Centro de Hemoterapia e Hematologia Doutor Marcos Daniel Santos (Hemoes), para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato
(27) 3347-5511/(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard