19/04/2023 16h20

Auditores fiscais de Alagoas e Pernambuco fazem visita técnica na Sefaz

Uma equipe de auditores fiscais de Alagoas e Pernambuco fizeram visita técnica em alguns setores da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na última semana, durante o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), sediado em Vitória, entre os dias 11 e 14 de abril. Na oportunidade, os técnicos das secretarias envolvidas realizaram um intercâmbio de experiências e de conhecimentos.

Em um dos dias, as auditoras fiscais Marlyze Lima, responsável pela Auditoria Fisco-Contábil, e Alexandra Vieira, superintendente Especial, ambas da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), estiveram na sede da Sefaz no Estado para conhecerem a Supervisão de Auditoria Contábil (Supac), da Gerência Fiscal.

“Foi um dia muito proveitoso. Já tínhamos contato com os auditores da Supac há algum tempo e resolvemos aproveitar o encontro e ver de perto o funcionamento do setor. Estamos estruturando o setor em Alagoas e as informações colhidas aqui serão essenciais para o desenvolvimento do trabalho de auditoria fisco-contábil”, ressaltou Marlyze Lima.

No segundo dia, os auditores fiscais Cristiano Henrique Aragão Dias e Robson de Holanda Soares, ambos da Coordenação da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) compareceram também à Gerência Fiscal para uma visita técnica, mas na Supervisão do Cooperação Fiscal (SUCOOP).

“Nos chamou bastante atenção a facilidade e importância do sistema Cooperação Fiscal na relação fisco-contribuinte para o processo de autorregularização. Pretendemos consolidar uma plataforma para estes fins em Pernambuco e essa experiência será muito útil”, disse Dias.

Atualização

A Sefaz no Espírito Santo está em constante alinhamento e atualização com outros fiscos, e sempre de portas abertas para contribuir com qualquer estado que procure seu corpo técnico.

“O Encat ocorrido em Vitória já foi uma oportunidade de apresentarmos e assistirmos pautas técnicas muito relevantes, e a troca pontual de experiências que ocorreu com a Supac e a SUCOOP mostrou que estamos evoluindo no caminho certo”, frisou a auditora fiscal e subgerente fiscal da Sefaz, Layse Tavares.

Visitas técnicas

Visitas técnicas são muito frequentes entre os entes da federação, no âmbito das secretarias da Fazenda para compartilhamento das melhores práticas em determinado assunto. A interação entre os estados é constante em ambientes técnicos instituídos para debates e decisões alinhadas.

“Para nós, é sempre um aprendizado mútuo compartilhar nossa experiência e é fundamental para a consolidação dos trabalhos das Receitas Estaduais”, pontuou o auditor fiscal e supervisor da Supac da Sefaz, Júlio César Cardozo.

A auditora fiscal e supervisora da SUCOOP, Danielle Lima, acrescentou que a cooperação fiscal é uma experiência bem-sucedida. “Foi importante demonstrarmos as regras da plataforma e as facilidades ao contribuinte na regularização de inconsistências, ainda em espontaneidade”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5511
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard