05/04/2023 17h43 - Atualizado em 05/04/2023 17h49

Ambiente de trabalho mais saudável e mais humano para servidores da Sefaz

Durante os últimos dias, os servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) foram contemplados por diversas atividades voltadas para a promoção das saúdes física e mental. As ações fizeram parte Projeto Saúde do Servidor da Sefaz, um dos eixos do Programa Qualidade de Vida da Secretaria.

Foram oferecidas vagas para massagem relaxante, drenagem linfática motorizada, reflexologia podal e tratamento e prevenção para dores musculares. A realização aconteceu em parceria com a Medic Fisio.

De acordo com o subsecretário para Assuntos Administrativos da Sefaz, Raphael Très, as ações do Projeto Saúde do Servidor são essenciais para garantir o bem-estar físico e emocional dos servidores. “Percebemos que, com pequenas atitudes e gestos, conseguimos aumentar a satisfação com o trabalho e contribuímos para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e mais humano’, disse.

“Esse trabalho envolve principalmente toda a equipe da Suted e nosso maior objetivo, ao nos dedicarmos tanto com a realização dessas ações, é melhorar a qualidade de vida do servidor, que ocupa maior parte do seu tempo em atividades laborais, fornecendo a eles a possibilidade de abrandar as pressões cotidianas”, conta a subgerente de Desenvolvimento e Treinamento da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito.

Ações pontuais

As ações são traçadas no início do ano, quando é elaborado o Plano de Ação, incluindo, nesse contexto, palestras motivacionais e atividades de rotina, como a Ginástica Laboral e aferição de pressão.

Diversas atividades serão realizadas durante o ano, entre elas, a Campanha de Doação de Sangue, o 6º Desafio da Escada e atividades de Massagem agendadas para as datas comemorativas do Dia das Mães, Dia dos Pais, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Quem sempre participa dessas ações é a servidora Marcia Galantini da Paixão, que exerce sua função há 25 anos. “Tudo que é oferecido pelo setor de Desenvolvimento e Treinamento é essencial para nossa qualidade de vida, por isso, participo de todas as oportunidades”, disse.

Ações permanentes

Além dessas ações ainda são realizadas Campanha para arrecadar roupas, calçados e roupas de cama e banho para ajudar a Central Única das Favelas (Cufa); Campanha para arrecadar tampinhas plásticas, anéis e tampinhas metálicas de garrafas para o projeto “Vira Lata, vira Luxo”; Campanha do Agasalho no inverno; criação da Brigada de Incêndio, com formação específica; e Jogos dos Servidores

Alexandre Lemos