25/10/2021 12h58

Agência Virtual da Sefaz completa 15 anos com mais de 155 mil usuários cadastrados

Agência Virtual (AGV) criada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) completa, neste mês de outubro, 15 anos de serviços prestados ao cidadão capixaba. Desde 2006, a AGV facilita o contato entre a Sefaz e os mais de 155 mil contribuintes cadastrados, que podem realizar diversas consultas e solucionar pendências, como o parcelamento de débitos, emissão de certidões e DUAs.

"A Agência Virtual é um ambiente que sintetiza bem o pensamento que temos na Secretaria da Fazenda. Ele é moderno, simples e de grande importância para o contribuinte. Antes da AGV, o cidadão precisava ir até uma agência da Receita Estadual para resolver situações relativamente simples. Com a Agência Virtual, muitas dessas situações passaram a ser solucionadas pelo computador", destacou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

O auditor fiscal e gerente de Atendimento ao Contribuinte, Augusto Dibai, lembrou que, mensalmente, são registrados mais de 250 mil acessos na AGV. "Quando lembramos que todos esses atendimentos estariam sendo feitos presencialmente nas agências, vemos o quanto esse relacionamento virtual é importante. Certamente, a Agência Virtual torna mais célere o atendimento a todos os cidadãos que precisam da Sefaz", acrescentou.

Ao longo dos anos, a quantidade de serviços ofertados na Agência Virtual foi aumentando. O auditor fiscal e subgerente de Relacionamento Virtual, Pedro Gomes de Sá Jr, destacou que o primeiro serviço a ser ofertado pela AGV foi a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF), marcando oficialmente o início de um projeto que só viria a trazer facilidades para o contribuinte. Em 2012, a segunda fase entrou em prática, ampliando outros serviços, como credenciamentos, alterações e baixas de equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Hoje, o leque de serviços ofertados ao contribuinte pela AGV é vasto, passando por Parcelamento de Débitos e Emissão de Certidão Positiva com efeitos de Negativa, além de poder ser utilizada para a conclusão do processo de inscrição de novas empresas na Sefaz.

"A AGV está em constante evolução para facilitar a vida do contribuinte e reduzir custos. A Sefaz está trabalhando no projeto da nova Agência Virtual, cuja entrega está prevista para 2022. Com isso, será disponibilizada uma plataforma ainda mais moderna, de navegação intuitiva e haverá ainda a ampliação dos usuários dos serviços", pontuou a auditora fiscal e supervisora da Agência Virtual, Katiucia Von Mühlen.  

Quem pode usar a Agência Virtual?

A Agência Virtual está disponível para as empresas que têm Inscrição Estadual no Espírito Santo. O acesso pode ser feito pelos respectivos responsáveis e contabilistas. O acesso à AGV pode ser feito com certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ) ou CPF e senha (Termo de Acesso) – para os contabilistas, é obrigatório o uso de certificado digital e-CPF.

O responsável que deseja obter acesso, por meio de senha, deve gerar Termo de Acesso, assinar e enviar para homologação da Agência da Receita Estadual. São solicitados apenas números dos documentos de identificação e data de nascimento. O próprio sistema verifica se a pessoa é responsável por alguma empresa no cadastro da Sefaz.

Dúvidas e questionamentos sobre a Agência Virtual são atendidas pelo e-mail agenciavirtual@sefaz.es.gov.br, e pela Gerência de Atendimento ao Contribuinte (Geaco), que funciona na sede da Sefaz.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard