Servidores da Sefaz participam de treinamento sobre gestão de projetos com equipe da SEP
Técnicos da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) ministraram, nesta sexta-feira (09), um curso de capacitação para gestores da Secretaria da Fazenda (Sefaz), visando ao aperfeiçoamento da gestão de programas e projetos setoriais e estratégicos. Na ocasião, foi firmado um termo de cessão, pela SEP, do uso do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) para a Sefaz.
A capacitação foi ministrada em formato virtual pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP, onde funciona o Escritório de Projeto do Governo do Estado, e beneficiou 48 servidores da Sefaz, divididos em duas turmas. A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, explicou que dos 51 projetos que integram o portfólio da Secretaria da Fazenda, três são estratégicos do Governo: Melhoria do Atendimento ao Contribuinte, Nota Premiada Capixaba e Cooperação Fiscal.
"Difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública em Gestão para Resultados é o objetivo da SEP", afirmou Joseane Zoghbi. Durante a capacitação, os servidores da Sefaz foram orientados sobre estruturação, inserção e gerenciamento de projetos por meio do Siges.
Ao participar da abertura do curso, o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, destacou a importância da capacitação para os servidores. "É extremamente importante para que eles possam fazer o gerenciamento dos projetos. São muitos documentos, atividades e demandas e é muito difícil organizar todas essas informações sem uma ferramenta adequada. O Siges cumpre esse papel muito bem e, por isso, logo no início do governo, entrei em contato com a SEP para que ele pudesse ser utilizado pela Sefaz", disse Pegoretti.
Antes da Sefaz, a SEP já havia firmado termos de cooperação para cessão do Siges às Secretarias de Desenvolvimento (Sedes), Educação (Sedu) e Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e também com as companhias estaduais de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e de Saneamento (Cesan).
O Siges é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). É a principal ferramenta de comunicação entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+, que visa a ampliar a capacidade de execução de programas e projetos estratégicos do Governo, entregando melhores resultados à sociedade capixaba.
Utilizando o Siges, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da administração estadual.
A partir da cessão dessa ferramenta pela SEP, as Secretarias e órgãos podem gerenciar, por meio do sistema, desafios, indicadores e entregas previstas de seus projetos internos, além dos previstos no Planejamento Estratégico do Governo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos/ Giordany Bozzato
(27) 3347-5511/(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br