Sefaz realiza treinamento com equipe responsável pelo Planejamento Estratégico e gestores fazendários

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) promoveu nesta semana um importante momento de capacitação para fortalecer o processo de elaboração do seu novo Planejamento Estratégico. A equipe responsável pela elaboração do plano e os gestores da Sefaz participaram de um treinamento intensivo sobre o tema, com o objetivo de alinhar conhecimentos, metodologias e estratégias para a construção de um planejamento robusto e eficiente.
O treinamento abordou temas essenciais, como análise de ambientes internos e externos, definição de missão, visão e valores, identidade institucional, além de metodologias de gerenciamento estratégico e de projetos. Essas ações fazem parte do esforço contínuo da Sefaz em modernizar sua gestão, promovendo maior eficiência, transparência e inovação na administração pública.
O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, destacou a importância dessa iniciativa. “Capacitar nossa equipe e nossos gestores é fundamental para garantir que o Planejamento Estratégico seja elaborado de forma participativa, consistente e alinhada às prioridades do Estado. Esse processo é uma oportunidade para fortalecer nossa gestão e estabelecer metas claras no desenvolvimento sustentável da nossa instituição e do Espírito Santo”, observou Benicio Costa.
A capacitação faz parte do cronograma de ações previstas na fase inicial do planejamento. Uma segunda rodada de treinamentos vai acontecer entre os dias 04 a 08 de maio, de forma remota. A iniciativa reforça o compromisso da Sefaz em promover uma gestão cada vez mais moderna, eficiente e alinhada às melhores práticas de administração pública.
O Planejamento Estratégico da Sefaz será desenvolvido com o apoio da empresa MBS Consulting, contratada com recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Espírito Santo (Profisco II).
A consultoria terá um contrato de 24 meses e trabalhará em conjunto com a Comissão Técnica de Elaboração e Implementação do Planejamento Estratégico, formada por auditores fiscais da Receita Estadual e consultores do Tesouro Estadual, além da Gerência de Desenvolvimento Fazendário da Sefaz.
Além de diagnóstico e planejamento das atividades, o contrato prevê a estruturação e a implementação de uma metodologia de gerenciamento estratégico e de projetos, além da transferência de conhecimento e a capacitação dos servidores, garantindo suporte à execução do plano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br