24/04/2025 17h29

Sefaz realiza operação especial de fiscalização em estabelecimentos sem inscrição estadual

Auditores fiscais da Receita Estadual que atuam na Subgerência Fiscal da Região Nordeste realizaram, nesta quinta-feira (24), uma operação especial de fiscalização em Linhares. A ação teve como foco estabelecimentos que faziam operações comerciais sem estarem regularmente inscritos no cadastro de contribuintes do Estado.

Durante a operação, três estabelecimentos foram fiscalizados e identificados comercializando mercadorias de alto valor agregado sem a devida inscrição estadual. Entre os itens apreendidos estão tratores, adubos, fertilizantes e implementos agrícolas, totalizando, aproximadamente, R$ 15 milhões em mercadorias.

Nove auditores participaram da ação. Após a análise das irregularidades, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, poderá lavrar autos de infração que somam até R$ 7 milhões, incluindo o imposto devido e as penalidades previstas na legislação.

“O contribuinte regular enfrenta desvantagens quando parte do mercado atua à margem da lei. Nosso trabalho é garantir justiça fiscal e combater a concorrência desleal”, afirmou o auditor fiscal e subgerente da Região Nordeste, Orlando Anastácio.

A Secretaria da Fazenda reforça que continuará atuando firmemente contra a sonegação, assegurando a arrecadação de tributos de forma justa e promovendo equilíbrio nas relações comerciais em todo o Estado.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard